Diego Monteiro
O Centro Comercial de Belém está ganhando o colorido com a preparação para a temporada da quadra junina. De acordo com lojistas, este ano as vendas dos itens juninos começaram mais cedo, já em março, e devem continuar movimentadas até meados de junho. A expectativa é de um aumento nas vendas de até 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os tecidos são os protagonistas. Diversos tipos estão disponíveis para a confecção de roupas típicas. Desde poliéster floral, com preços entre R$ 7 e R$ 10 o metro, até tricoline 100% algodão, vendido entre R$ 13 e R$ 18. Há também opções como xadrez, mistura de algodão e poliéster, com valor médio de R$ 12.
De acordo com Regina Fiel, 49, gerente da Lea Tecidos, a procura por esse produto ficou mais intensa no terceiro mês de 2024. No entanto, destaca que devido a grande relevância desse evento, tanto a compra dos acessórios quanto o preparo e a confecção das roupas iniciam-se logo no início do ano.
Além dos clientes físicos, Regina menciona o grande volume de compras por parte de instituições de ensino. “Já tivemos procura de escolas que fazem festinhas e desfiles. Faculdades também estão neste meio. Por isso que as festas juninas sempre despertam uma atenção especial para nós que vendemos esse tipo de produto, pois a demanda sempre é grande”, explica.
“Portanto, a expectativa desse ano pra mim tem que ser melhor e já está sendo. Por isso colocamos em evidência nossos melhores produtos, com preços interessantes. Se o cliente achar que tá caro, a gente conversa, pois para nós o importante é que ele saia daqui com o seu produto para curtir”.
Há também lojas que oferecem roupas e acessórios característicos da época, ideais para quem não dispõe de tempo para confeccionar do zero. Por cerca de R$ 200, é possível adquirir um traje simples, enquanto os interessados em investir um pouco mais podem optar por opções mais elaboradas e decoradas, por até R$ 600.
Conforme relata o gerente de loja, Iury Halliday, 26, a celebração de São João é uma das datas que mais impulsiona as vendas no estabelecimento. Por isso, ao chegar abril, a loja se prepara com a organização dos itens, exposição e o abastecimento do estoque.
Halliday assegura que tudo está pronto para atender aos clientes. “Fazemos isso para garantir a participação dos clientes na quadra junina com estilo. Mantemos tudo organizado, com outros itens guardados, para sempre oferecer uma variedade de produtos. Esperamos ter um bom movimento até o final de junho, com uma rotatividade de produtos interessante para a alegria de todos”.
Outra estratégia para atrair a clientela está no investimento em divulgações, seguidas das tradicionais ações promocionais dos produtos. Ganha também quem explora melhor na criatividade: palmas são ouvidas constantemente, seguido da gritaria para evidenciar o diferencial do produto e as promoções.
Foi desta forma que Fernanda Costa, 35, foi atraída e comprou algumas peças para a filha dançar quadrilha na escola. “Graças a Deus estou gostando dos preços que tenho encontrado, além disso, alguns lojistas têm garantido aquele preço especial. Comprei o tecido para fazer, além de adereços para grudar nele”.