Com o movimento intenso de consumidores pelas ruas do Centro Comercial de Belém, na sexta-feira (22), lojistas e ambulantes estão animados para as vendas neste período de fim de ano. Além disso, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário promete aquecer as vendas.
Gerente de uma loja de vestuário e acessórios masculinos, Karla Martins, 37 anos, conta que o dia foi bastante movimentado, com consumidores comprando peças já para os ‘looks’ de Natal e Ano Novo. A expectativa é que neste fim de semana o fluxo de clientes aumente ainda mais.
Mas o aquecimento nas vendas também depende dos produtos comercializados. Por exemplo, na loja de variedades onde trabalha o vendedor Léo Valentine, de 30 anos, os clientes começam a comprar em datas mais próximas das celebrações de fim de ano, já que os produtos em destaque e mais procurados são os cosméticos, usados para presentear nas tradicionais brincadeiras de ‘amigo secreto’ familiares e nas empresas.
“O pessoal que vai comprar esse tipo de presente deixa para a última hora, então o movimento aquece mesmo mais próximo às datas. O mesmo acontece com artigos natalinos de decoração. Estamos esperando um período de boas vendas e o décimo terceiro salário com certeza ajuda a dar uma guinada”, explica.
O ambulante David Matos, 43 anos, também está otimista com o pagamento da gratificação natalina dos trabalhadores. Segundo ele, o movimento de vendas ainda está fraco, mas deve melhorar a partir do dia 5 de dezembro. O trabalhador, que comercializa peças de roupas masculinas, variando entre R$25,00 a R$50,00, diz que até agora a clientela que chega na banca tem aproveitado para adiantar as roupas das festas de fim de ano.
“O movimento melhora a partir dessa data porque sai o pagamento do benefício e do salário, aí o comércio começa a melhorar mesmo, mais pessoas circulando. A gente sempre se mantém positivo para que as vendas arrebentem e superem a expectativa”, ressalta.