Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), estima-se que mais de 40 mil pessoas visitem a ilha durante os dias principais da conferência.
Combu vira vitrine do turismo amazônico para a COP 30

REPORTAGEM ESPECIAL

Combu vira vitrine do turismo amazônico para a COP 30

O Sebrae tem atuado para fortalecer o turismo na Ilha do Combu, em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Combu vira vitrine do turismo amazônico para a COP 30 Combu vira vitrine do turismo amazônico para a COP 30 Combu vira vitrine do turismo amazônico para a COP 30 Combu vira vitrine do turismo amazônico para a COP 30
Localizada a apenas 15 minutos de barco de Belém, a Ilha do Combu tem se destacado pelo potencial dos pequenos negócios locais.
Localizada a apenas 15 minutos de barco de Belém, a Ilha do Combu tem se destacado pelo potencial dos pequenos negócios locais. Foto: Trayce Melo

O Sebrae tem atuado para fortalecer o turismo na Ilha do Combu, em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), estima-se que mais de 40 mil pessoas visitem a ilha durante os dias principais da conferência.

Localizada a apenas 15 minutos de barco de Belém, a Ilha do Combu tem se destacado pelo potencial dos pequenos negócios locais. Entre os atrativos estão uma fábrica de chocolate, plantações, restaurantes e a primeira galeria de arte a céu aberto da Amazônia, o projeto Street River, criado pelo artista paraense Sebá Tapajós com curadoria de William Baglione.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), estima-se que mais de 40 mil pessoas visitem a ilha durante os dias principais da conferência.
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), estima-se que mais de 40 mil pessoas visitem a ilha durante os dias principais da conferência. Foto: Trayce Melo

Para atender à demanda crescente, agências parceiras e clientes do Sebrae já oferecem pacotes de “tour de experiência” com duração de dois dias. Esses roteiros valorizam a cultura ribeirinha, a gastronomia local e o contato direto com a natureza, promovendo o turismo de forma sustentável.

O gestor estadual de Turismo do Sebrae Pará, Péricles Carvalho, explica que o projeto “Tour de Experiência nas Ilhas” é uma iniciativa inédita que visa fortalecer os empreendedores locais e preparar a região para o aumento do fluxo turístico.

“Começamos os testes da nova rota em fevereiro de 2024, com foco nos profissionais que atuam diretamente com turistas em hotéis, transportes e restaurantes. Nosso objetivo é capacitá-los para oferecer informações corretas e proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes”, afirma.

Segundo Péricles, os roteiros incluem oficinas, atividades práticas e paisagens únicas, contribuindo para que os negócios locais desenvolvam diferenciais competitivos. “Queremos valorizar o que torna a região única, para que quem visitar Belém tenha uma experiência inesquecível”, destaca.

Destaques da Ilha: gastronomia, arte e sustentabilidade

Entre os destaques gastronômicos está o Restô da Márcia, que oferece piscinas naturais e redes para relaxar, além de uma alimentação saudável com produtos orgânicos e sem agrotóxicos. O restaurante possui uma horta hidropônica própria e foca na culinária ribeirinha.

A proprietária, Márcia Evangelista, destaca a importância do Sebrae para o crescimento do negócio. “O Sebrae foi fundamental para a profissionalização do restaurante e para a criação da horta hidropônica, pioneira na Ilha do Combu. Hoje, servimos produtos totalmente orgânicos, colhidos na hora”, conta.

Márcia integra um grupo de empreendedores da comunidade ribeirinha que participa de formações promovidas pelo Sebrae. Com a aproximação da COP 30, essas ações têm sido intensificadas. Entre abril e junho de 2024, foram realizadas cerca de 20 atividades de capacitação, entre oficinas, cursos e palestras, reunindo mais de 500 participantes. Os temas abordam inovação, marketing, atendimento e educação ambiental.

Essas iniciativas integram o Programa Capacita COP, lançado pelo Governo do Estado do Pará em parceria com 16 instituições públicas e privadas, incluindo o Sebrae.

Outro exemplo é o Ygara Artesanal e Turismo, loja que vende artesanato local. Lá, o atendimento é feito pelo artesão e guia turístico Gerson Tadeu Teles, conhecido como Charles, que também ministra vivências sobre sustentabilidade e práticas tradicionais, como o Banho de Cheiro — ritual ancestral com ervas amazônicas para renovação energética e bem-estar. “Esse conhecimento foi passado de geração em geração. Hoje, em vez de destruir, aprendi a cuidar da floresta”, afirma.

Gerson Tadeu Teles, conhecido como Charles, que também ministra vivências sobre sustentabilidade e práticas tradicionais, como o Banho de Cheiro

Chocolate orgânico amazônico

Outro ponto imperdível da Ilha do Combu é a Casa do Chocolate, onde a marca Filha do Combu, liderada por Izete Costa (a Dona Nena), produz chocolates e doces 100% orgânicos. Os visitantes podem caminhar pelas plantações de cacau, aprender sobre o processo de produção e adquirir os produtos artesanais no local.

Os visitantes podem caminhar pelas plantações de cacau, aprender sobre o processo de produção e adquirir os produtos artesanais no local. Foto: Trayce Melo

Dona Nena ressalta o papel do Sebrae na valorização do território e dos empreendedores locais: “Precisamos desse apoio para mostrar nossa produção, divulgar a ilha e fortalecer o trabalho de todos. Nosso cacau está entre os melhores do Brasil, e isso deve ser celebrado”.

Trayce Melo

Repórter

Jornalista com experiência em redação, planejamento de estratégias e produção de conteúdo digital. Escreveu uma série de materiais independentes para o Portal Leia Já. Também atuou como social media na Secretaria de Estado de Turismo do Pará e como assessora de comunicação na Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Além disso, atuou como analista de marketing na Enter Agência Digital. Recebeu o prêmio Internacional Premium Cop 30 Amazônia, concedido pelo ICDAM. Atualmente, é repórter do Jornal Diário do Pará.

Jornalista com experiência em redação, planejamento de estratégias e produção de conteúdo digital. Escreveu uma série de materiais independentes para o Portal Leia Já. Também atuou como social media na Secretaria de Estado de Turismo do Pará e como assessora de comunicação na Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Além disso, atuou como analista de marketing na Enter Agência Digital. Recebeu o prêmio Internacional Premium Cop 30 Amazônia, concedido pelo ICDAM. Atualmente, é repórter do Jornal Diário do Pará.