SEGURANÇA

Comandante do Exército vistoria preparativos para COP

Forças Armadas vão oferecer apoio à defesa e à organização da conferência da ONU, que ocorrerá em novembro, em Belém

Comandante do Exército vistoria preparativos para COP Comandante do Exército vistoria preparativos para COP Comandante do Exército vistoria preparativos para COP Comandante do Exército vistoria preparativos para COP
O general Tomás Ribeiro Paiva conheceu detalhes sobre a estrutura das tropas e os meios disponíveis no CMN FOTO: IRENE ALMEIDA
Belém, Pará, Brasil. Cidade. 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) - Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva - realiza hoje, visita institucional a Belém do Pará, com foco na verificação da preparação do Comando Militar do Norte (CMN) para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). 30/06/2025. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Belém e Pará - O comandante do Exército do Brasil, general Tomás Ribeiro Paiva, realizou ontem, 30, uma verificação da preparação do Comando Militar do Norte (CMN) para a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP-30. As Forças Armadas vão oferecer apoio à defesa e à organização do evento, que ocorrerá em novembro, em Belém. O general passou a tarde na sede do 2º BIS, no bairro do Souza, e conheceu detalhes sobre a estrutura das tropas e os meios disponíveis no CMN.

“A gente tem uma responsabilidade muito grande de trabalhar nesse evento. É muita gente, só do Exército, a nossa estimativa é de 4 mil militares. Se contarmos com as outras forças, são 11 mil militares. Então, você vê que é um esforço grande para poder mobilizar todo esse pessoal”, explica Paiva.

O general afirma que o foco das forças é estar de prontidão em pontos estratégicos na capital e no interior, protegendo os interesses nacionais e as delegações de possíveis ameaças. “Está se fazendo um trabalho muito grande, sinérgico, do governo federal, do governo estadual e do município, para que Belém comporte essa enormidade de eventos que vai haver com a presença de vários chefes de Estado”, diz Paiva.

Por fim, ele cita que o Brasil já tem expertise em grandes eventos com a presença de chefes de Estado e de governo, o que ajuda no planejamento para a COP, apesar das dificuldades que a região amazônica oferece. “A nossa atuação é semelhante àquela que vem sendo feita nos grandes eventos. No ano passado, já houve um grande evento no Rio de Janeiro, que foi a conferência do G20, onde houve um trabalho de segurança nas vias de acesso de dignitários. A gente vai atuar, possivelmente, nas infraestruturas críticas”, completa.

O comandante militar do Norte, general José Ricardo Vendramin Nunes, ressalta que a presença do comandante do Exército é importante para unificar a tropa e dar unidade ao planejamento. “Como comandante do Exército Brasileiro, a presença dele é um princípio de liderança. Ele se faz presente nos passos e orientações, nos inspeciona, para verificar o andamento, por exemplo, do planejamento da COP-30”, diz.

Ele afirma que frequentemente as informações são trocadas com os órgãos civis para a preparação da conferência. “Nós temos um grupo de reunião para compartilhar informações desde o início deste ano com todos os nossos parceiros: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, ABIN. Nós nos reunimos mensalmente para trocar informações e entender melhor o ambiente. Isso vai continuar até a véspera da COP”, completa.

Ao final da visita, o comandante Tomás Paiva participou da formatura do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, com as tropas da Guarnição de Belém, e depois seguiu para Oriximiná, no Baixo Amazonas, onde inspeciona as tropas que combatem ilícitos ambientais, tráfico e garimpagem ilegal na Amazônia.