MAIS VOOS, MENOS RISCO

Com aumento de 50% nos voos, Belém entra na rota da COP30

Belém reforça infraestrutura aeroportuária com foco na COP30 a seis meses do evento.

Com aumento de 50% nos voos, Belém entra na rota da COP30 Com aumento de 50% nos voos, Belém entra na rota da COP30 Com aumento de 50% nos voos, Belém entra na rota da COP30 Com aumento de 50% nos voos, Belém entra na rota da COP30
Malha aérea da capital paraense foi reforçada com investimentos de R$ 470 milhões em infraestrutura, além de estratégias logísticas para garantir eficiência e segurança na chegada dos participantes da conferência
Malha aérea da capital paraense foi reforçada com investimentos de R$ 470 milhões em infraestrutura, além de estratégias logísticas para garantir eficiência e segurança na chegada dos participantes da conferência

Faltando menos de seis meses para a realização da COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, os preparativos para receber milhares de participantes de todo o mundo seguem em ritmo acelerado. Entre as principais medidas adotadas pela organização, está a ampliação da malha aérea de Belém, que já resultou em um aumento de 50% no número de voos programados para o período do evento, em comparação com novembro de 2024.

A ação é fruto de uma articulação entre o Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o objetivo de adequar a malha aérea da capital paraense à demanda prevista.

De acordo com o Secretário Extraordinário para a COP30, Valter Correia, a cooperação envolve uma série de ações integradas para garantir eficiência e segurança no transporte aéreo durante o evento.

“Estamos trabalhando em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com a concessionária NOA e com o Ministério de Portos e Aeroportos para qualificar a demanda para os aeroportos durante a COP30 — tanto no que diz respeito à malha aérea quanto à infraestrutura. Já qualificamos a Base Aérea de Belém, que vai receber os voos oficiais e chefes de Estado; ampliamos as salas de receptivo e VIP; e agora estamos nesse esforço coordenado para aumentar o número de voos internacionais e domésticos com destino a Belém”, destacou.

Mais voos, mais logística, mais eficiência

Graças às articulações institucionais, a programação dos slots — autorizações para pousos e decolagens — foi antecipada, possibilitando que as companhias aéreas se organizassem com mais antecedência e ampliassem suas ofertas para o período da Conferência.

Essa expansão reforça a capacidade logística de Belém para receber chefes de Estado, delegações oficiais, representantes de organizações internacionais, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil.

Segundo o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os investimentos para a COP30 estão alinhados com a política de modernização da aviação nacional:

“Os investimentos do Governo Federal na ampliação e modernização dos aeroportos visam garantir mais comodidade, qualidade e segurança aos passageiros. Além disso, esses esforços impulsionam a geração de emprego e renda para a população”, afirmou o ministro.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil informou que não será necessária a construção de novos aeroportos executivos, mas que o Governo Federal investirá R$ 470 milhões na requalificação do Aeroporto Internacional de Belém, com a antecipação dos prazos de entrega das obras.

Estratégia de “parking” e uso de aeródromos regionais

Outra medida importante será a adoção da estratégia de “parking”, com o uso de 27 aeródromos regionais como bases de apoio logístico. Esses locais servirão para o estacionamento prolongado, pernoite e abastecimento das aeronaves, evitando a sobrecarga no Aeroporto Internacional de Belém, que ficará concentrado nas operações prioritárias de embarque e desembarque.

A medida garantirá maior eficiência nas manobras aéreas, minimizando riscos de atrasos e ampliando a segurança dos voos durante o evento.

Para o diretor-presidente da Anac, Roberto Honorato, a atuação integrada é fundamental para o sucesso da operação:

“Todos os órgãos envolvidos na operação do Aeroporto de Belém estão atuando de forma coordenada para que o atendimento da demanda de passageiros e aeronaves ocorra com total observância aos rígidos regulamentos da aviação civil”, reforçou.

Com isso, Belém se prepara para ser palco do maior evento global sobre mudanças climáticas, com logística aprimorada, estrutura reforçada e acolhimento à altura da importância da COP30.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.