Belém

Colégio Gentil Bittencourt celebra 220 anos

Referência educacional no estado do Pará, o Colégio Gentil Bittencourt é a escola mais antiga do Brasil em pleno funcionamento. Foto: Antonio Melo
Referência educacional no estado do Pará, o Colégio Gentil Bittencourt é a escola mais antiga do Brasil em pleno funcionamento. Foto: Antonio Melo

Gilberto Moura

Referência educacional no estado do Pará, o Colégio Gentil Bittencourt é a escola mais antiga do Brasil em pleno funcionamento, chegando aos seus 220 anos de fundação nesta segunda-feira (10). E, para comemorar a data, uma programação extensa de aniversário com missa, exposições de arte e homenagens foi realizada durante toda a noite, nos espaços do colégio.

Centenas de ex-alunos visitaram a instituição para participar da programação. Um dos nomes que passaram por ali foi a ex-aluna e aposentada Heliana da Costa, de 69 anos, que estudou no local entre 1955 a 1963. “Acredito que os maiores valores que pude aprender dentro do colégio foi lealdade, respeito e vida cristã. A importância de se viver em sociedade de forma harmoniosa e ter uma boa vida de oração transforma muito a vida da gente”, explicou.

A instituição de ensino conheceu várias mudanças. Sua fundação aconteceu em 1804, destinada à educação de meninas indígenas. Mas foi somente durante o regime republicano que começou a ser chamado de Colégio Gentil Bittencourt, ganhando um novo, amplo e definitivo prédio, inaugurado pelo Governo do Estado do Pará em 1904. “Falamos que há muitas histórias que se misturam e nós, estando nesta terra, estando nesse colégio, temos a obrigação de proporcionar o desenvolvimento humano e espiritual deles. Então comemorar essa data é também um jeito de contar as narrativas de quem passou por esses corredores, e hoje segue o seu próprio caminha”, afirma Irmã Rosilene Trindade, Diretora Administrativa.