A Diretoria da Festa de Nazaré realizou, no último sábado, 20, a preparação dos alunos que irão conduzir os carros de promessas na grande procissão do Círio de Nazaré. Neste ano, 23 escolas e cerca de 300 estudantes participam do projeto.
A programação ocorreu na Casa de Plácido, onde está sendo montado o arraial. Os jovens participaram de um momento de oração com o padre Francisco de Assis, vigário da Basílica de Nazaré, e receberam orientações da coordenadora de procissões, Márcia Tuma.
Preparação para o Círio
“Esses jovens são, em sua maioria, alunos do ensino médio, de 14 a 16 anos. Eles assumem a responsabilidade de conduzir o carro de promessas no dia do Círio de Nazaré. Esse carro é um ícone da festividade, pois carrega os agradecimentos, as dores e as intenções de quem faz promessas. É uma ação de grande importância”, explica Tuma.
Roseane Cerdeira, 45, arquiteta, acompanhou os filhos Arthur, 8, e David, 18, durante a formação. “Sou muito religiosa e incentivo meus filhos a participarem. A gente sempre vai à missa, já faz parte da nossa rotina. E a Festa de Nazaré é a mais importante para nós”, afirma. Arthur completa: “Quando entro no carro, sinto uma alegria muito forte, como se fosse uma energia. Eu confio muito em Nossa Senhora”.
Detalhes dos Carros de Promessas
Para saber mais
A frota de carros de promessas do Círio é composta pelo Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família, quatro Carros dos Anjos — conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré — e o Carro da Saúde, criado durante a pandemia em 2021 e que desfilou pela primeira vez em 2022.