
A folia tomou conta do Teatro da Usipaz Cabanagem na tarde de ontem (26), por meio da edição infantil do projeto Circuito Mangueirosinha. O evento gratuito para a comunidade divertiu crianças e adultos com brincadeiras, oficina de brinquedos e desfile de fantasias, por meio de atividades conduzidas por arte-educadores. O Mangueirosinha antecede a programação principal do Circuito Mangueirosa, que contará com o apoio da Prefeitura de Belém e ocorrerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de março.
O Mangueirosinha tem a proposta de reafirmar o compromisso do resgate da cultura do Carnaval em Belém. De acordo com a sócia-diretora do Circuito Mangueirosa, Mariana Farnesi, a iniciativa é uma forma de promover responsabilidade com a cultura na comunidade por meio de um equipamento público da Usipaz. “É um incentivo desde a base para as crianças entenderem o poder de transformação das diferentes artes por meio do Carnaval”.
A estudante técnica de enfermagem Glenda Gleci, 30, levou as duas filhas Isabela, 10, e Yasmin, 4, para se divertirem com as atividades carnavalescas infantis no Teatro da Usipaz Cabanagem. Para Glenda, que gosta bastante de Carnaval, foi um momento de descontração e alegria para as filhas. “Trouxe elas para sair um pouco de casa e aproveitarem uma atividade cultural. É uma oportunidade não só para as minhas filhas, mas também para outras crianças brincarem e se divertirem”.
Quando soube da programação, a autônoma Cibelly Reis, 42, já convidou a filha Isabela, 6, e a sobrinha Isis, 7, para o bloco da diversão na folia do Mangueirosinha. De acordo com a autônoma, esta é uma ocasião festiva para que as crianças possam interagir e realizar atividades entre si, uma forma de promover a socialização entre o público infantil que mora na comunidade da Cabanagem. Amante do Carnaval, Cibelly afirma que a programação de ontem foi uma forma de “incentivar uma atividade lúdica por meio da cultura”.