PREVISÃO DO TEMPO

Chuvas devem ser mais intensas em março

A previsão é de que a quantidade de chuvas se intensifique até o final deste mês, com o aumento do volume de chuvas.

A chuva segue intensa na capital paraense, marcando o característico inverno amazônico. A previsão é de que a quantidade de chuvas se intensifique até o final deste mês, com o aumento do volume de chuvas iniciado a partir de dezembro de 2024. O tempo deve permanecer predominantemente nublado a encoberto, na maior parte do dia ao longo deste mês.

De acordo com o coordenador substituto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, Sidney Abreu, até ontem (6), os sistemas do Inmet registraram 119 milímetros de chuva. O normal climatológico para este mês de março é de 506.3 milímetros, mas conforme explica o coordenador substituto, “o volume que poderá ser registrado é de 580 milímetros a 590 milímetros, um aumento entre 15% a 20% acima do normal climatológico”.

O dia mais chuvoso na capital paraense foi registrado ontem (6), totalizando 51.4 milímetros. “Vai chover todos os dias de março, que é o mês mais chuvoso do ano em Belém”, ressalta Abreu. Seguindo na mesma linha, abril é o segundo mês mais chuvoso na capital paraense, com normal climatológico previsto para 465.5 milímetros de chuva. Ou seja, abril também vai ter muita chuva. “São os dois meses mais chuvosos do ano na capital paraense. Somando os dois meses, são esperados 971.8 milímetros, o que dá quase 30% da chuva prevista para o ano todo na capital paraense”.

Abreu explica que a ocorrência intensa das chuvas é devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico que atua nos trópicos e é parte integrante da circulação geral da atmosfera, e faz com que ocorram os encontros dos ventos alísios, que são ventos constantes e úmidos. O encontro desses ventos entra na Amazônia com muita umidade, resultando na quantidade atual de chuvas. “Como um todo, o Pará está presenciando muita chuva. Porém, a faixa Sul do estado vai ter um período de estiagem no final de abril”.