PARCERIA

Centro Mercedários vai abrigar a Casa BNDES COP 30

O espaço deve concentrar programações do BNDES durante a realização da COP 30, de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém

Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará
Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizam às 15h30 desta quarta-feira (12), no Mercedários UFPA, a cerimônia de formalização para parceria institucional voltada à realização da Casa BNDES COP 30. O espaço deve concentrar programações do BNDES nas dependências do Mercedários UFPA durante a realização da 30ª edição Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontece em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025.

O reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, e a diretora socioambiental e presidente interina do BNDES, Tereza Campello, vão assinar a nova parceria entre as duas instituições. Participam do evento a vice-reitora da UFPA, professora Loiane Prado Verbicaro, o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), professor Roberto Ferraz Barreto, demais membros da Administração Superior e equipe do Mercedários UFPA, além da Comitiva do BNDES e representantes do Instituto Vale Cultural, da Arquidiocese de Belém, Museu Paraense Emílio Goeldi, Governo do Estado, Escritório do Ministério da Cultura no Pará, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Prefeitura de Belém e Projeto Circular. Após a assinatura do novo acordo as autoridades serão guiadas aos espaços em obras para apresentação do projeto

O Mercedários UFPA é um conjunto arquitetônico de localização estratégica na região do centro histórico de Belém e passa, atualmente, por obras de restauro no âmbito de um projeto elaborado pela equipe do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação da UFPA (LACORE/UFPA), e submetido à chamada pública Resgatando a História, no âmbito do BNDES Fundo Cultural, que apoia a recuperação do patrimônio histórico material, imaterial e de acervos memoriais de todo o País. O projeto conta ainda com apoio do Instituto Cultural Vale e da UFPA, e parceria com a FADESP.

Além das atividades acadêmicas e científicas já em andamento no Mercedários UFPA, o espaço abrigará a nova Galeria de Arte da UFPA (GAU), uma livraria da Editora da UFPA (ed.ufpa), um Museu de Ciências do Patrimônio Cultural, um projeto de ensino da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), e um novo auditório com capacidade para 175 pessoas.