
Belém -
O prefeito de Belém Igor Normando (MDB) anunciou na tarde desta quarta-feira (19), no Memorial dos Povos, no bairro de Nazaré, a programação para o Carnaval 2025 da capital paraense e também nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além da Ilha de Cotijuba. Duas novidades foram anunciadas para a edição do Carnaval 2025: a volta de trio elétrico em Mosqueiro e a edição do Carnaval Inclusivo.
A festa momesca inicia no dia 1º de março e só termina em 29 de março, com a apuração das escolas de samba do Segundo Grupo de Belém. São mais de 100 atrações em diferentes dias de folia, entre as quais Fruto Sensual, Nosso Tom, Pinduca, Banda Sayonara e Dj Dinho.
Além do prefeito Igor Normando, participaram do anúncio o vice-prefeito Cássio Andrade, a secretária municipal de Cultura e Turismo (Semcult) Cilene Sabino, os subprefeitos Vitor Gama (Icoaraci), Glenda Amaral (Outeiro) e Renato Brandão (Mosqueiro), o sócio-diretor do Circuito Mangueirosa Gustavo Moreira e demais autoridades e convidados.
A secretária Municipal de Cultura, Cilene Sabino, destacou que o Carnaval 2025 da capital paraense vai prestigiar os artistas locais, valorizando a cultura e o talento de bandas e cantores da nossa região. Além disso, a secretária reforçou que “estão asseguradas as subvenções para todas as Escolas de Samba. O orçamento está assegurado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”.
Para as escolas do Grupo Especial, a subvenção será de R$ 113.250. Para o Primeiro Grupo de Belém, o valor é de 45 mil reais. Já para o Segundo Grupo de Belém e para os Grupos Únicos de Icoaraci e Mosqueiro, o valor da subvenção é de 30 mil reais. Para o Grupo Único de Outeiro, a subvenção será de 20 mil reais. Todos os valores foram acordados com as Agremiações de cada Distrito. O valor total de investimento para as Escolas de Samba é de R$ 2.019.250,00.
O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou que este Carnaval vai contar com segurança reforçada, por meio da Guarda Municipal e da Polícia Militar e que a organização do evento está empenhada para fazer a melhor programação para os foliões. “Esse vai ser o carnaval com o maior número de atrações em Belém. Nós vamos prestigiar todos os distritos da cidade. Esse é um carnaval que vai representar a todos e todas da nossa Belém. Nós vamos fazer, sem dúvida alguma, dias de festa e de folia e vamos voltar a ser um dos cinco melhores carnavais do nosso país, com muito esforço e muito trabalho”.
Igor Normando também destacou que o Carnaval 2025 vai ter mais acessibilidade, por meio do Inclusão Folia, programação que será realizada no dia 22 de março, no Palácio Antônio Lemos, prédio da Prefeitura de Belém. A atividade vai contar com apresentações musicais, oficina de produção artística, feira do empreendedorismo inclusivo e espaço de acomodação sensorial e kids.
“Nós vamos abrir as portas da Prefeitura de Belém com uma série de ações importantes, seja na apresentação cultural e artísticas de PCD’s que se envolvem nos projetos de inclusão, seja na apresentação de pessoas empreendedoras que fazem um trabalho dentro da área inclusiva. Nós vamos estar com a coordenadoria de inclusão do Governo do Estado nos ajudando nesse projeto. A Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade, que é um marco na história da inclusão, também vai coordenar esse grande evento. Vamos valorizar e fazer com que a inclusão seja uma vertente levada em consideração na nossa cidade”.
Um dos principais parceiros do Carnaval de Belém, o Circuito Mangueirosa, está com programação confirmada, conforme ressaltou o sócio-diretor do festival Gustavo Moreira. Para ele, o Mangueirosa tem um papel importante na folia da capital paraense por levar atrações que contemplam a cultura paraense e o imaginário popular. “Eu posso adiantar que a programação está maravilhosa e vai atender diferentes públicos e gostos musicais, sem deixar de privilegiar as nossas matrizes, a nossa cultura”
Programação
O DIÁRIO separou alguns destaques das atrações em Belém e também nos distritos. Em Belém, nos dias 1,2,3,4 e 5 de março ocorre a 5ª edição do Circuito Mangueirosa, com trio elétrico saindo do Ver-o-Rio em direção ao Porto Futuro. Babado Novo, Pinduca, Felipe Cordeiro, Nosso Tom, Rebeca Lindsay, Xeiro Verde, Fruto Sensual e Mariza Black são nomes confirmados no Mangueirosa.
Ainda em Belém, os desfiles das escolas de samba do grupo especial serão realizados nos dias 14 e 15 para o Grupo Especial, no dia 21 para o 2º Grupo, no dia 22 será o 1º Grupo e dia 23 será o Grupo de Avaliação, todos na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. A apuração dos desfiles das Escolas de Samba vai ser realizada em 29 de março.
Em Outeiro, nos dias 1º e 2, será realizada a saída dos blocos com percurso pela avenida Paulo Costa e chegada no Pistão da Água Boa, a partir das 17h. Já no dia 3 de março, será realizado o desfile oficial do grupo único das escolas de samba de Outeiro, no Pistão da Água Boa, com saída na esquina da travessa Preamar até a Arena do Picapau.
Em Icoaraci, no dia 5 entra em cena o Rabo do Peru, com concentração do bloco às 15h na travessa da Soledade com rua 15 de Agosto. No dia 8 de março tem o Bloco Sorriso Pop, com concentração às 17h, na travessa Berredos com rua 15 de Agosto. Ainda no dia 8, às 20h, a população de Icoaraci vai poder conferir o desfile oficial das escolas de samba do distrito.
Tem programação também em Mosqueiro, com o desfile oficial do grupo único das escolas de samba no dia 2. No dia seguinte, na Orla do Farol, às 16h, os foliões vão curtir a folia com o trio elétrico que vai trazer a Banda Xeiro Verde.
A programação completa do Carnaval em Belém e nos distritos pode ser acessada no site agenciabelem.com.br. O Carnaval 2025 tem realização da Prefeitura de Belém, co-realização do Circuito Mangueirosa, apoio do Governo do Pará e patrocínio da Equatorial Energia.