LÊ PRA MIM?

Carlinhos de Jesus e Milton Cunha estimulam leitura para crianças em Belém

O Lê Pra Mim? é uma oportunidade única para inspirar e transformar o futuro das crianças por meio da literatura.

Reprodução
Reprodução

O projeto Lê Pra Mim?, que completa 15 anos promovendo a leitura em escolas públicas, chega a Belém com uma série de encontros literários para crianças de 4 a 10 anos. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e despertar o interesse pela literatura infantil, o projeto contará com a presença de personalidades renomadas, como o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, o cenógrafo e comentarista de carnaval Milton Cunha e o ator Nando Cunha, que se apresentam nas escolas da capital paraense a partir de segunda-feira, 31 de março.

O Lê Pra Mim? promove encontros onde artistas e convidados locais leem livros infantis brasileiros para as crianças, incentivando a imaginação e o amor pela leitura. A expectativa é beneficiar cerca de 1.000 alunos em Belém, com eventos que também irão acontecer em outras cidades, como Manaus (AM), Sinop (MT) e Porto Velho (RO).

Dinâmica do Projeto:

Em cada encontro, duas personalidades, uma de fora e outra local, leem dois livros infantis. Além da leitura, compartilham suas histórias pessoais e trajetórias de vida, criando um ambiente de inspiração para os pequenos. Ao final de cada atividade, todas as crianças recebem um livro infantil para levar para casa, incentivando a continuidade do hábito de ler.

Entre os talentos locais que participam dessa edição estão o cantor Edilson Moreno, as jornalistas Jalília Messias e Célia Pinho, o ator e escritor Adriano Barroso, os escritores Tanto Tupiassu e Danielle Batista, o diretor de teatro Saulo Sisnando, além da cantora Hellen Patrícia, da banda Xeiro Verde. O projeto também oferece acessibilidade, com intérpretes de Libras presentes nas sessões para traduzir simultaneamente as leituras para crianças com deficiência auditiva.

Legado do Projeto:

Criado em 2010 pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, o Lê Pra Mim? já realizou 42 edições em 22 cidades do Brasil, beneficiando mais de 38.000 crianças e distribuindo 33.000 livros. Durante a pandemia, o projeto expandiu para o ambiente digital, atingindo mais de 1 milhão de visualizações com suas leituras online. Personalidades como Fafá de Belém, Juliana Paes, Marília Gabriela, entre outras, já participaram das edições anteriores.

Cronograma das Escolas:

  • 31 de março: Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Pedreira – 10h30 – Carlinhos de Jesus / 14h30 – Milton Cunha e Hellen Patrícia
  • 01 de abril: Escola Estadual Mateus do Carmo, Terra Firme – 8h30 – Jalília Messias e Saulo Sisnando / 15h30 – Adriano Barroso
  • 02 de abril: Creche Estadual Orlando Bitar, Nazaré – 9h30 – Edilson Moreno / 14h30 – Sônia Santos
  • 03 de abril: Escola Estadual Vera Simplício, Telégrafo – 9h30 – Célia Pinho / 14h30 – Nando Cunha e Tanto Tupiassu
  • 04 de abril: Escola Estadual Pratinha 2, Pratinha 2 – 9h30 – Danielle Batista / Sônia de Paula e Marcelo Aouila