Um caso de maus-tratos a um cachorro no bairro do Curió-Utinga, em Belém, chocou a população no último domingo, 6. O animal foi atingido com água fervente e apresentava diversas escoriações e ferimentos graves. O prefeito de Belém, Igor Normando, que cumpre agenda oficial em Brasília, ao saber do ocorrido, acionou imediatamente os órgãos municipais competentes para garantir o resgate e o atendimento do animal.
O cachorro, que foi batizado de Fiapo, recebeu todo o atendimento e cuidados necessários da equipe do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia. O estado do Fiapo é considerado estável e o animal segue internado sob os cuidados da equipe médica. O resgate foi realizado pela Defesa Civil de Belém, com apoio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que autuou o agressor em flagrante. O homem, identificado como V.L.R., aguardava audiência de custódia nesta segunda-feira, 7.
“Fiquei chocado com uma imagem que a gente viu na internet sobre um animal maltratado duramente no Curió-Utinga. A gente entrou em contato com a Polícia Civil e órgãos competentes da Prefeitura pra ajudar, não só resgatar esse animal, mas fazer com que esse homem que infelizmente cometeu maus-tratos possa ser punido com todo vigor da lei”, afirmou o prefeito de Belém, Igor Normando, ao se pronunciar sobre o caso
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Animal (Sepda), acompanha o caso e reafirma o compromisso com a proteção dos animais. Desde o início da gestão, a causa animal é tratada como prioridade. Em janeiro, foi sancionada a Lei nº 10.126, que garante o fornecimento de alimento e água para animais em situação de rua.
Também foi lançado o programa Belém Animal, que prevê a reestruturação do Hospital Veterinário Municipal e a ampliação da rede de atendimento, inclusive nos distritos e áreas periféricas. Em toda ação social promovida pela Prefeitura, há sempre algum serviço voltado aos pets, reforçando o compromisso com o bem-estar animal.
Defesa pela causa animal
Só nos primeiros meses de 2025, 1.295 animais foram castrados e 600 atendimentos veterinários gratuitos foram realizados. Durante eventos sociais promovidos pelo município, como mutirões de cidadania, há sempre alguma atividade voltada aos pets, seja vacinação, orientação ou atendimento clínico.
Neste mês de abril, considerado o mês de prevenção à crueldade animal, a Prefeitura está promovendo uma série de ações educativas e atendimentos em bairros e distritos. No próximo fim de semana (13 e 14 de abril), será realizado um mutirão de castração no distrito de Outeiro, com vacinação antirrábica e exames gratuitos.
Denúncia de maus-tratos
Maus-tratos a animais é crime e o autor pode ser punido penal e administrativamente. A população pode acionar a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) por meio do 181 para denunciar.