LUCRO GELADO

Calor impulsiona vendas de bebidas em Belém e anima comerciantes

Para quem vive da venda de bebidas, os dias quentes em Belém são sinônimo de boas oportunidades.

Comércio de bebidas comemora alta nas vendas durante calorão em Belém
Comércio de bebidas comemora alta nas vendas durante calorão em Belém Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

O calor intenso que castiga Belém há semanas tem sido motivo de queixas para muitos moradores, mas para quem vive da venda de bebidas, os dias quentes são sinônimo de boas oportunidades. Bares e depósitos de bairro registraram movimento animado neste feriadão prolongado, com direito a estoques reforçados e clientes em busca de bebidas bem geladas para enfrentar as altas temperaturas.

Veterano no ramo é Izidro Fonseca, de 50 anos, dono do depósito Tatu Bebidas, no bairro da Sacramenta. Com mais de 30 anos de experiência, ele garante que não há calor que derrube o entusiasmo dos clientes.

“É calor e, graças a Deus, tem sido bom até demais. A gente abastece bares, casas de show e também o público direto. Esse final de semana surpreendeu, acho que até melhor que a semana do Dia dos Pais. Aumentou uns 50% as vendas. Hoje vende muito Amstel, Skol e Heineken, mas o público também procura Corona, Budweiser e até o litrão, que sai muito nos pagodes”, afirmou.

Apesar dos alcoólicos serem a pedida certa, também saem outros pedidos. “Fora cerveja, que é o que mais vende, um bom refrigerante, tendo a coca-cola como a marca que dispara. Água também nem se fala, vendo cerca de mil unidades de galão de 20 litros por dia, atualmente, aumentando uns 50% também”. Entre os períodos de venda, “ganha o Círio, o Natal, Carnaval, Dia das Mães e feriados”, revelou Izidro.

Já no Depósito do Panela, localizado na travessa Estrella, na Pedreira, o proprietário Cléo Moreira, 40, não escondeu a satisfação pelas vendas. “O estoque tem que estar sempre reforçado. Depósito é a pedida certa para cervejas. As vendas aumentaram uns 30% nesse feriado. Além das cervejas, refrigerante e gelo também saem muito, porque a galera gosta de fazer churrasco. Até carvão a gente vende bastante. As cervejas que mais saem hoje são Devassa, de R$32, e Glacial, de R$22, porque estão com preços mais em conta”, explicou.

Depósitos de bebidas lotam e vendas disparam com o calor em Belém
Depósitos de bebidas lotam e vendas disparam com o calor em Belém Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

No depósito GND, no bairro Curió-Utinga, Danielem Mendes, 29, comemora o ritmo acelerado das vendas. Segundo ela, os últimos dias foram de grande movimento, principalmente por conta do feriado. “Esse final de semana, devido ao feriado, foi o melhor que teve. A gente vende de tudo: destilado, cerveja sem álcool, refrigerante. Mas as que mais saem são Amstel, Budweiser, Heineken e Skol. Esse mês de agosto está sendo muito bom, ainda mais depois do Dia dos Pais, que também arrebentou”, contou.

Entre os consumidores, o calor acaba sendo a desculpa perfeita para reunir amigos. O mestre de obra Ivanir Cardoso, de 49 anos, garante que não é de beber todo fim de semana, mas que no feriado não abre mão da resenha. “Eu gosto do feriado mesmo, geralmente não bebo todos os finais de semana. Hoje a gente vai jogar uma bola, aí acaba o futebol, calor, suor… tem aquela velha resenha e nós tomamos uma cerveja, um refrigerante. A pedida é Império, mas o importante é que esteja gelada”, disse.