TRANSPORTE

BRT Metropolitano: mais ônibus elétricos chegaram em Belém

Os veículos fazem parte do processo de implementação de um novo sistema de transporte sustentável no BRT da Região Metropolitana de Belém

Esses ônibus fazem parte de um lote inicial de 265 veículos adquiridos pelo Governo do Pará. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará
Esses ônibus fazem parte de um lote inicial de 265 veículos adquiridos pelo Governo do Pará. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará

Belém recebeu, nesta terça-feira (14), mais quatro ônibus elétricos para integrar o Sistema BRT Metropolitano. Os veículos foram entregues à Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) como parte da implantação de um sistema de transporte mais sustentável na Região Metropolitana da cidade. Estes ônibus fazem parte de um lote inicial de 265 veículos adquiridos pelo Governo do Pará.

Com a chegada dos novos ônibus, a frota elétrica do BRT Metropolitano de Belém continua a crescer. A Artran, responsável pela fiscalização e regulação, já havia recebido os primeiros lotes desde dezembro de 2024, e a cada mês novos veículos elétricos chegam à cidade. Até o momento, estão previstas a entrega de 40 ônibus elétricos, sendo que os quatro entregues nesta terça-feira completam o primeiro lote de veículos. Junto aos ônibus a diesel Euro 6, esses novos veículos irão compor a frota que atenderá toda a Região Metropolitana de Belém.

Os Ônibus

Os novos ônibus elétricos do BRT são equipados com tecnologias avançadas, oferecendo uma viagem mais confortável e sustentável. Com zero emissão de poluentes e autonomia de 220 quilômetros por carga, os veículos possuem Wi-Fi, ar-condicionado e geram menos ruído, proporcionando uma experiência de viagem mais silenciosa e agradável para os passageiros. Segundo a Caio Eletra, fabricante dos ônibus, cada carga é suficiente para que os veículos realizem, em média, 16 viagens entre Marituba e Belém.

Benefícios para a Região Metropolitana de Belém

O Sistema BRT Metropolitano é uma das principais iniciativas do Governo do Pará para melhorar o transporte público e reduzir os impactos ambientais. A integração entre os terminais de Belém e municípios vizinhos, como Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel, permitirá que os passageiros utilizem um único bilhete para viajar entre as diferentes cidades da Região Metropolitana.

Além disso, o novo sistema oferecerá benefícios como a redução do tempo de deslocamento, mais opções de transporte e maior segurança, com ônibus modernos e equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. O BRT Metropolitano também contribuirá para a melhoria do trânsito, diminuindo congestionamentos e promovendo um ambiente mais limpo e eficiente, com impacto positivo na qualidade de vida e na mobilidade urbana.