O Brasil celebra um recorde histórico de 6,8 milhões de turistas estrangeiros que passaram pelo país entre os meses de janeiro e agosto deste ano, segundo os números do Ministério do Turismo. Para comemorar o alcance, a pasta promove uma ação no Aeroporto Internacional de Belém, nesta terça-feira, 16, que inclui a recepção especial a um voo internacional da TAP, vindo de Portugal, simbolizando o aumento da entrada desses visitantes no país.
Segundo o Ministério, os dados revelam a consolidação do turismo como motor do desenvolvimento econômico nacional, reforçando também o papel da capital paraense como porta de entrada da Amazônia e destino estratégico na preparação para a COP30, que será realizada em novembro. Ainda nesta terça, o ministro Celso Sabino apresentará o Calendário Turístico Oficial do Brasil.
Belém em destaque – A meta do governo federal é chegar a 10 milhões de voos internacionais chegando ao Brasil até o final de 2025. A novidade mais recente que amplia a conexão com outros países foi a abertura da malha aérea com voo direto entre Belém e Colômbia, operada pela Avianca, que inicia a operação em outubro. O novo voo fará o sentido Belém-Bogotá às terças, quintas e sábados, enquanto o sentido Bogotá- Belém será operado às segundas, quartas e sextas.
Segundo a companhia aérea, de Bogotá, será possível acessar diretamente cidades como Madri, Paris, Nova York, Toronto, Cancún e várias capitais sul-americanas. Além disso, os passageiros poderão seguir para a costa oeste dos Estados Unidos, via El Salvador, com conexões para Los Angeles e São Francisco.
Incentivo – Em dezembro de 2024, o e Pará promulgou a Lei nº 10.838, que autoriza a concessão de incentivos econômicos às companhias aéreas que implantarem novas rotas internacionais em aeroportos paraenses. O Decreto nº 4.558/2025, publicado em março deste ano, regulamentou os critérios de concessão do benefício, como a exigência mínima de dois voos semanais com aeronaves de pelo menos 180 lugares.