A preparação para a Conferência do Clima de 2025 (COP30) já está a todo vapor em Belém. Desde o dia 3 de julho, começaram os trabalhos de montagem da Blue Zone, área oficial do evento onde acontecem as negociações diplomáticas, reuniões de alto nível e encontros bilaterais entre os mais de 190 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
A estrutura está sendo montada no Parque da Cidade, seguindo critérios de sustentabilidade, acessibilidade e integração urbana. A área total será de cerca de 160 mil m², dentro de um perímetro de segurança de 240 mil m². Estão previstos mais de 100 pavilhões institucionais, duas plenárias, áreas de convivência, serviços de alimentação e mais de 25 mil m² de escritórios para delegações internacionais.
A Blue Zone será o coração da COP30 — um espaço estratégico, controlado pela UNFCCC, onde ocorrem as principais decisões sobre o futuro climático do planeta. Participam apenas países membros e organizações oficialmente credenciadas como observadoras.
As entidades participantes poderão escolher entre três modelos de pavilhão modular:
- Bronze Package
- Silver Package
- Gold Package
Todos os pacotes incluem infraestrutura básica como piso, iluminação, mobiliário e fornecimento elétrico. Serviços extras como audiovisual, buffet, limpeza e suporte logístico poderão ser contratados via o portal do expositor da COP30.
Expectativas e Preparativos para a COP30
A conferência será realizada em dois momentos principais: nos dias 6 e 7 de novembro, com a Cúpula dos Líderes, e de 10 a 21 de novembro, com a Conferência das Partes propriamente dita. A expectativa é que o evento atraia mais de 60 mil pessoas a Belém, entre líderes globais, representantes de governos, cientistas, juventudes, povos indígenas, setor privado e sociedade civil.