MAIS UMA

Belém tem nova queda de árvore. Agora, no bairro de Batista Campos

Dessa vez, o incidente ocorreu na rua dos Tamoios, próximo à travessa Apinagés, no bairro de Batista Campos

Belém tem nova queda de árvore. Agora, no bairro de Batista Campos Belém tem nova queda de árvore. Agora, no bairro de Batista Campos Belém tem nova queda de árvore. Agora, no bairro de Batista Campos Belém tem nova queda de árvore. Agora, no bairro de Batista Campos
Conheça o plano emergencial de supressão de árvores em Belém (PA). Prefeitura mapeou 98 árvores precisando de manutenção.
Conheça o plano emergencial de supressão de árvores em Belém (PA). Prefeitura mapeou 98 árvores precisando de manutenção.

Mais uma árvore caiu em Belém na noite desta quarta-feira (5). Dessa vez, o incidente ocorreu na rua dos Tamoios, próximo à travessa Apinagés, no bairro de Batista Campos. O vegetal destruiu parte da fiação elétrica no local e moradores permanecem sem energia elétrica.

Desde o início do ano, 12 árvores já caíram em Belém, o penúltimo registro ocorreu na segunda-feira (03), na avenida José Malcher, entre a travessa 14 de Março e a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro de Nazaré. Segundo mapeamento técnico realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semma), 47 árvores devem passar por intervenção urgente, sendo 27 com risco iminente de queda.

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Clima (Semma) e Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), informou que assim que tomou conhecimento, prontamente acionou o Corpo de Bombeiros para realizar a desobstrução da via, e técnicos da Semma para auxiliarem nesse serviço, bem como agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) para garantirem o ordenamento do trânsito.

“Os técnicos da Semma vão averiguar as causas da queda da mangueira, cujo laudo será divulgado futuramente”, informou.

A Prefeitura de Belém enfatiza que, desde setembro do ano passado, nenhum serviço relacionado à manutenção das árvores do centro de Belém era realizado. Em resposta, iniciou ainda em janeiro ações emergenciais de manutenção das podas de árvores, que começaram pelo Bosque Rodrigues Alves e que intensificaram nos centros da capital.

A avaliação das árvores que necessitam de intervenção, seja poda ou supressão, foi realizada por uma equipe técnica especializada em análise arbórea. Esse mapeamento considerou os seguintes aspectos: inspeção visual, análise fitossanitária e consulta a laudos prévios.