Mais uma árvore caiu em Belém na noite desta quarta-feira (5). Dessa vez, o incidente ocorreu na rua dos Tamoios, próximo à travessa Apinagés, no bairro de Batista Campos. O vegetal destruiu parte da fiação elétrica no local e moradores permanecem sem energia elétrica.
Desde o início do ano, 12 árvores já caíram em Belém, o penúltimo registro ocorreu na segunda-feira (03), na avenida José Malcher, entre a travessa 14 de Março e a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro de Nazaré. Segundo mapeamento técnico realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semma), 47 árvores devem passar por intervenção urgente, sendo 27 com risco iminente de queda.
Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Clima (Semma) e Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), informou que assim que tomou conhecimento, prontamente acionou o Corpo de Bombeiros para realizar a desobstrução da via, e técnicos da Semma para auxiliarem nesse serviço, bem como agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) para garantirem o ordenamento do trânsito.
“Os técnicos da Semma vão averiguar as causas da queda da mangueira, cujo laudo será divulgado futuramente”, informou.
A Prefeitura de Belém enfatiza que, desde setembro do ano passado, nenhum serviço relacionado à manutenção das árvores do centro de Belém era realizado. Em resposta, iniciou ainda em janeiro ações emergenciais de manutenção das podas de árvores, que começaram pelo Bosque Rodrigues Alves e que intensificaram nos centros da capital.
A avaliação das árvores que necessitam de intervenção, seja poda ou supressão, foi realizada por uma equipe técnica especializada em análise arbórea. Esse mapeamento considerou os seguintes aspectos: inspeção visual, análise fitossanitária e consulta a laudos prévios.