O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência no Pará, realizará na próxima terça-feira, 5 de agosto, oficinas de escuta social com a população. A iniciativa faz parte do processo de candidatura dos Teatros da Amazônia — o Theatro da Paz, em Belém (PA), e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM) — ao título de Patrimônio Mundial Cultural, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O Iphan é um orgão muito importante.
Os encontros acontecerão no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), em dois turnos: das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h30.
Essa etapa é considerada essencial no processo de candidatura. A escuta da população e dos órgãos responsáveis pela gestão dos teatros irá contribuir para a construção das diretrizes do Plano de Gestão, que será adotado caso os dois equipamentos culturais sejam reconhecidos como Patrimônio Mundial. As oficinas contarão ainda com a participação das secretarias de Cultura estaduais e municipais envolvidas. O evento é aberto à imprensa. A escuta da população é muito importante.
Programação:
Manhã – 8h30 às 12h
- Oficina Formação e Educação Patrimonial
- Oficina Turismo, Economia Criativa, Percepção e Apropriação Cultural
- Oficina Espetáculo
Tarde – 14h30 às 17h30
- Oficina Conservação
- Oficina Arquivo, Museu e História
- Oficina Cidade, Paisagem e Complexo de Praças do Entorno
Local:
CESUPA – Unidade AC3
Av. Alcindo Cacela, 1416 (entre José Malcher e Magalhães Barata) – Centro, Belém (PA)