Belém será palco, na próxima terça-feira (16), do Exercício Guardião Cibernético 7.0 (EGC 7.0), considerado o maior treinamento de defesa cibernética do hemisfério sul. A ação integra as preparações do Comando Operacional Conjunto Marajoara para a COP 30 e será realizada no auditório do Quartel General Integrado (QGI), na Rua João Diogo, 458, a partir das 10h.
O evento ocorre de 15 a 19 de setembro, de forma simultânea na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, e no Comando Militar do Norte, em Belém. A abertura contará com a presença do general de divisão Correa Filho, comandante de Defesa Cibernética.
Proteção de infraestruturas estratégicas
O Guardião Cibernético reunirá representantes das Forças Armadas, órgãos governamentais, setor privado e instituições acadêmicas em simulações virtuais para aprimorar a resposta a incidentes cibernéticos. Entre os setores envolvidos estão energia, comunicações, transportes, saúde, finanças e meio ambiente.
Coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), o exercício também incentiva pesquisa, inovação e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, além de contribuir para a proteção da Amazônia e de outras infraestruturas estratégicas brasileiras.
Histórico do evento
Criado em 2018, o Guardião Cibernético ampliou seu escopo ao longo dos anos, envolvendo cada vez mais organizações. Em 2023, contou com mais de 700 participantes e 100 instituições. A edição de 2024 reuniu 140 organizações, consolidando o evento como referência em cooperação entre governo, academia e iniciativa privada para reforçar a resiliência cibernética no país.