Belém e Pará - Em contagem regressiva para a COP30, o Sistema Comércio – CNC, Fecomércio, Sindicatos Empresariais, Sesc e Senac – irá promover o Fórum Raízes do Amanhã: Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP30, nos dias 5 e 6 de agosto. O evento, que marca os 100 dias para a conferência, acontecerá no Sesc Doca e no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, e reunirá especialistas, autoridades e mestres da cultura popular para debater meio ambiente e sustentabilidade no contexto amazônico.
A programação, que é totalmente gratuita, busca conectar o conhecimento técnico-científico aos saberes tradicionais da Amazônia. “O evento será um espaço de debate e reflexão sobre meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas, no contexto da preparação para a COP30”, explicou Vinicius Zavalis, curador da programação.
Para participar das atividades, os interessados devem se inscrever através do site bit.ly/ForumRaizesdoAmanha e fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, de combate à fome.
Destaques da Programação
O Fórum contará com uma agenda diversa, com palestras, mesas temáticas, oficinas, apresentações culturais e uma feira de economia criativa. Todas as atividades terão acessibilidade em Libras.
Dia 5 de agosto (terça-feira)
- Palestras e mesas-redondas: Debates sobre emergências climáticas, juventude, cultura, saúde e mudanças climáticas. Entre os palestrantes, Fábio Scarano (UFRJ | Museu do Amanhã) fará a palestra magna.
- Atividades culturais: Batalha de Slam, shows de DJs e o “Veropa Sessions”.
- Feira e gastronomia: Feira de economia criativa e alimentação regional com o Coletivo das Tacacazeiras.
Dia 6 de agosto (quarta-feira)
- Debates e oficinas: Palestras sobre soluções inspiradas na natureza e ecologia política, além de mesas sobre negócios sustentáveis, educação para o clima e segurança alimentar. Destaque para a vivência “Uso das Ervas” com Dona Faustina, do Quilombo Itacuã-Miri.
- Encerramento: Show com o cantor Zé Miguel (AP) e aulão de brega.
A programação completa está disponível no site de inscrições. Ao final do Fórum, será elaborada uma Carta Aberta com as principais reflexões do evento, que será encaminhada para as discussões oficiais da COP30.