EVENTO

Belém sedia Encontro de Controle e Auditoria Interna

O Encontro teve a parceria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) e da Controladoria Geral do Estado do Pará (CGE-PA).

Foto: Emanoel Santos
Foto: Emanoel Santos

Mais de 500 pessoas participaram nos dias 4 e 5 de setembro do I Encontro de Controle e Auditoria Interna do Estado do Pará, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em Belém. Com o tema “Controle e Auditoria Interna no Contexto da Governança Institucional e Gestão de Riscos”, o evento reuniu gestores e servidores públicos de municípios paraenses e também da capital.

O Encontro teve a parceria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) e da Controladoria Geral do Estado do Pará (CGE-PA).

Com o objetivo de promover o diálogo entre os jurisdicionados e os órgãos de controle interno e também externo, o evento proporcionou a troca de experiências e conhecimento de ferramentas de governança pública que visam aumentar a qualidade da execução e acompanhamento de programas e políticas públicas desenvolvidas no estado, em benefício da sociedade.

A conselheira presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes afirmou que “o papel dos Tribunais de Contas não é apenas de ser um fiscalizador, mas também pedagógico no sentido de orientar os gestores públicos quanto à boa gestão, bem como realizar o acompanhamento da prestação de serviços públicos”.

O titular da CGE-PA, André Bassalo, enfatizou a parceria entre as redes de controle e a atuação da Controladoria-Geral do Estado. “Como organizadora da rede de controle interno de todas as unidades autônomas que compõem o governo estadual, a CGE é a responsável para direcionar a linha de atuação do controle interno, tirar dúvidas e resolver pendências. Então nosso papel é essencial para o aprimoramento da gestão pública”, explicou.

O conselheiro e presidente do TCMPA Antonio José Guimarães, disse que os esforços entre as instituições de controle externo são importantes para o aperfeiçoamento da gestão pública. “A atuação conjunta para o fortalecimento do controle interno reflete o compromisso com a eficiência e a transparência administrativa”, concluiu.