VISITAÇÃO

Belém recebe turistas em museus do centro no feriado

Turistas e paraenses aproveitaram o feriadão prolongado de Adesão do Pará para visitar os museus do centro de Belém.

Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade-  Visitaçãoes nos museus da cidade.
 
Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade- Visitaçãoes nos museus da cidade. Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Belém e Pará - Turistas e paraenses aproveitaram o feriadão prolongado de Adesão do Pará para visitar os museus do centro de Belém. Na manhã de sábado (16), dezenas de pessoas visitaram o Museu do Círio e do Forte, ambos localizados no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha. Entre exposições e a vista para a paisagem da capital, os achados arqueológicos foram os que mais chamaram atenção do público visitante.  

Visitações nos museus da cidade. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Criado em 1982, o Museu do Círio possui um rico e amplo acervo que retrata a maior festa católica do mundo: o Círio de Nazaré. Através de objetos ícone da devoção mariana, o museu produz conhecimento sobre a história, cultura e arte através de aproximadamente 2 mil peças, divididas em 11 coleções, que englobam desde arte sacra do século XIX até arte popular em miriti. 

No Museu do Encontro, situado dentro do Forte do Presépio, os visitantes puderam observar artefatos que datam o início da ocupação da Amazônia, o encontro dos portugueses com as populações nativas e o processo de colonização. São materiais líticos (pedras), cerâmicas marajoara e tapajônica, além da coleção de muiraquitãs oriundos da escavação do sítio arqueológico. 

VISITANTES

À trabalho em Belém, o professor Edilson Arruda, de 47 anos, foi um dos visitantes do Museu do Encontro. Turista de Mato Grosso do Sul, ele relatou que estava deslumbrado com a exposição, já que foi a oportunidade para conhecer um pouco sobre a história e a cultura do Pará, informação pouco difundida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 

“Eu achei bem bacana, bem organizado, bastante informativo, eu estava lendo sobre a história desses materiais. Na verdade, o que me surpreendeu foram todos esses achados arqueológicos que foram encontrados por aqui, coisas bastante antigas. Lá para o Sul e Sudeste, a gente conhece pouco da cultura daqui, da pesquisa acadêmica e arqueológica que acontece por aqui. É uma novidade para mim e eu costumo sempre visitar museus, gosto desse tipo de passeio”, observou o professor. 

Morador do município de Tailândia, a aproximadamente 258 quilômetros de Belém, Dinei Ferreira, de 43 anos, estava na capital a passeio. Na manhã do sábado, ele aproveitou para conhecer mais um dos pontos turísticos de Belém: o Forte do Presépio, onde registrou a vista da cidade do alto. “A gente mora em Tailândia, mas sempre vemos por Belém. É a primeira vez que a gente vem no Forte e estamos gostando muito dessa vista, do vento, está bem agradável. Daqui a pouco vamos voltar pra casa, então esse é o nosso último passeio antes da viagem”, contou o motorista de caminhão.