A capital paraense recebe, nesta quinta-feira (17), mais uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, iniciativa promovida pela Iniciativa Negra com o objetivo de debater temas ligados à política de drogas, justiça climática e bem viver social. O encontro acontece a partir das 18h, no Rebuw Club, no bairro do Umarizal, com entrada gratuita.
Durante o evento, será lançada a edição especial da Revista PLATÔ, com o tema “Intersecção: política de drogas e uso da terra no coração da luta por justiça climática no Brasil”. A programação inclui uma roda de conversa com especialistas de diferentes regiões e atuação nas áreas de justiça socioambiental e direitos humanos.
Participam da conversa:
- Dandara Rudsan (Iniciativa Negra),
- Luis Barbosa (Observatório do Marajó),
- Diogo Cabral (Fetaema – MA),
- Pablo Nunes (Rede de Observatórios da Segurança – RJ),
- Aiala Couto (Instituto Mãe Crioula e Uepa),
com mediação de Rebeca Lerer, da Coalizão Internacional pela Reforma das Políticas de Drogas e Justiça Ambiental.
A noite também contará com apresentação musical da cantora paraense Ruth Costa, com repertório de samba amazônico.
A edição da revista reúne 17 artigos de pesquisadores e lideranças de várias regiões do Brasil. Os textos discutem temas como os impactos da proibição das drogas nas cadeias produtivas, conflitos fundiários, guerra às drogas e racismo ambiental, saúde, segurança, fronteiras e desmatamento.
O conteúdo é parte do projeto Intersecção, desenvolvido pela Iniciativa Negra em parceria com a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) e a Coalizão Internacional pela Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental. A versão digital da revista está disponível no site da Iniciativa Negra, com traduções para inglês e espanhol.
Após Belém, a próxima edição do evento será no Rio de Janeiro.
Serviço
Lançamento da Revista PLATÔ – Edição Intersecção
Rebuw Club – Rua Bernal do Couto, 571, Umarizal – Belém (PA)
Quinta-feira, 17 de julho de 2025
A partir das 18h
Entrada gratuita