Belém - Uma nova e pioneira iniciativa visa aumentar o efetivo das Forças Armadas a partir de 2025, com a inclusão das mulheres no alistamento militar. O processo de recrutamento terá início em 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho, oferecendo 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025. As interessadas devem ficar atentas às etapas do processo seletivo, que possui regras específicas.
A primeira fase será o alistamento, que pode ser realizado de forma voluntária, tanto online quanto presencialmente, nas Juntas de Serviço Militar dos 28 municípios contemplados pelo Plano Geral de Convocação. Durante o alistamento, as candidatas poderão escolher a Força que desejam integrar, sendo consideradas a disponibilidade de vagas, aptidão física e requisitos específicos exigidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.
Os municípios participantes são: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Após o alistamento, as candidatas serão submetidas a testes físicos e inspeções de saúde, que incluem exames clínicos e laboratoriais. Quem não comparecer à seleção será considerada desistente.
As selecionadas serão incorporadas no 1º ou 2º semestre de 2026 (entre 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto) nas graduações de soldado ou marinheiro-recruta, conforme a Força escolhida. Até esse momento, as candidatas podem manifestar o desejo de desistir do processo.
Embora o alistamento seja voluntário, a partir da incorporação, o serviço militar passa a ser obrigatório, com imposição de deveres, direitos e penalidades. O período de serviço será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme as regras do Exército, Marinha e Aeronáutica. Após o término, as militares serão transferidas para a reserva não remunerada.
O recrutamento de mulheres nas Forças Armadas está regulamentado pelo Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024. Já para os homens, o alistamento é obrigatório para quem completa 18 anos de idade.