DOSES EM DIA

Belém não vai ampliar faixa etária para vacinação contra a dengue

Descubra como a vacinação contra a dengue está sendo aplicada em diversas capitais do Brasil, priorizando adolescentes.

Descubra como a vacinação contra a dengue está sendo aplicada em diversas capitais do Brasil, priorizando adolescentes.
Descubra como a vacinação contra a dengue está sendo aplicada em diversas capitais do Brasil, priorizando adolescentes. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Apesar de o Ministério da Saúde ter autorizado a ampliação da faixa etária para o uso de vacinas contra a dengue próximas ao vencimento, pelo menos 11 capitais vão manter o esquema prioritário de vacinação. São elas: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória.

A justificativa das prefeituras e do Distrito Federal é que não há doses a vencer nas próximas semanas. Desta forma, a vacina continuará sendo aplicada apenas em adolescentes de 10 a 14 anos nestas capitais.

Rio de Janeiro já havia ampliado a faixa etária em janeiro e vai manter o esquema, com vacinação para quem tem de 10 a 16 anos.

Na última sexta-feira (14), o ministério informou que vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a pasta, as doses em questão também poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação. O objetivo é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população.

De acordo com a nota técnica, as doses com prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas ou aplicadas em uma faixa etária ampliada que contempla crianças e adolescentes de seis a 16 anos.

Já no caso de doses que têm apenas um mês de validade, a vacinação contra a dengue poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina – de quatro a 59 anos, 11 meses e 29 dias.