
A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio em Belém, poderá ser transformada em patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Estado nos próximos dias. O primeiro passo foi a aprovação do Projeto de Lei nº 58/2024, de autoria da deputada Diana Belo (MDB), na manhã desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Pará. A proposição segue agora para sanção governamental.
A parlamentar ressalta que, durante todo o ano, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é aberta a milhões de turistas e fiéis. Diana lembra que, ao visitar o local, os turistas e moradores se encantam com os belos vitrais, as obras de arte sacras e o maravilhoso órgão que compõe o mobiliário da igreja. Por isso, ela acredita que a importância da Basílica de Nazaré não se limita à esfera religiosa.
“A visita ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é fundamental para entender a história, a cultura e a fé do povo paraense. Fé essa que movimenta um dos maiores eventos religiosos de todo o mundo: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, justifica.