PREVENÇÃO

Barros Barreto reforça ações contra câncer de intestino

Mobilização ganhou força após a morte de Preta Gil, aos 50 anos, vítima da doença que tem se tornado cada vez mais comum entre jovens.

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) promoverá um mutirão de cirurgias ambulatoriais e exames pré-operatórios.
O Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foto: Reprodução

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado à Universidade Federal do Pará e à Rede Ebserh, intensificou as ações de prevenção, rastreamento e combate ao câncer colorretal no estado. A mobilização ganhou força após a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, vítima da doença que tem se tornado cada vez mais comum entre pessoas jovens.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que a mortalidade prematura por câncer de intestino deve aumentar até 2030, impulsionada pelo diagnóstico tardio e baixa cobertura de exames preventivos, como a colonoscopia. Diante desse cenário, o HUJBB tem investido em mutirões mensais de colonoscopia e em ações educativas voltadas à atenção básica.

No último mutirão, realizado em 5 de julho, 16 pacientes foram atendidos. Outros 16 já estão agendados para agosto. Atualmente, 99 pessoas aguardam o exame, sendo que 92 já têm data marcada até outubro. A unidade também criou uma triagem médica para priorizar casos mais graves, como suspeitas de câncer colorretal e metástases.

Detecção Precoce e a Colonoscopia

Segundo o oncologista Bruno Fernandes, chefe da Unidade de Oncologia do hospital, a detecção precoce aumenta as chances de cura para mais de 90%. “A colonoscopia é essencial não só para diagnosticar, mas também para prevenir, ao remover pólipos que podem evoluir para câncer de intestino”, afirma.

A médica endoscopista Lilian Almeida destaca que o exame é feito com sedação e monitoramento, o que reduz o desconforto. “O acolhimento e a explicação adequada ajudam a aumentar a adesão dos pacientes”, ressalta.

Ações e Parcerias do HUJBB

Além dos exames, o hospital também realiza mutirões de avaliação de risco cirúrgico, principalmente para pacientes com mais de 60 anos, e está estruturando parcerias com a rede pública para ampliar o acesso ao procedimento. Um plano de capacitação para orientar o preparo adequado também está em curso, visando reduzir faltas no dia do exame.

Referência no tratamento de tumores gastrointestinais, o HUJBB oferece cirurgia, quimioterapia e radioterapia, com encaminhamento imediato após o diagnóstico, dentro da linha de cuidado da Unacon. “O SUS salva vidas todos os dias. Nosso trabalho é garantir acesso e tratamento de qualidade a todos que precisam”, reforça Bruno Fernandes.

Como Acessar o Exame

Pacientes devem ser encaminhados por uma Unidade Básica de Saúde, via Sistema de Regulação (Sisreg), com guia médica autorizada ou após avaliação especializada.