Em Belém, neste intenso verão amazônico, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças inova nos cuidados com suas aves e oferece picolés de frutas e ovos gelados, um mimo saudável e eficaz para aliviar o calor e reduzir o estresse dos animais em espaços como a ilha das araras e o viveiro das aves.
Na tarde desta terça-feira (22), araras e papagaios receberam picolés naturais feitos com banana, milho, maçã e água e os tucanos ganharam ovos gelados com casca. Todos os alimentos foram introduzidos gradualmente, respeitando a natureza das aves, com monitoramento da aceitação. Melancia e coco também fizeram parte da alimentação.
O biólogo do Mangal das Garças, Basílio Guerreiro, explica que há uma semana foi iniciada a disponibilidade dos alimentos congelados na nutrição das aves, como forma de adicionar elementos novos no ambiente, seja sensorial ou alimentar, o que é classificado, pelo biólogo, como “enriquecimento”. A alimentação congelada é oferecida às aves duas vezes por semana.
“Tudo isso é direcionado para diminuir o estresse do animal e melhorar a ambientação dele no espaço. Às vezes o animal está muito agitado e precisamos adicionar algo para dar uma distração, alguma coisa para ele aprender, como parte do enriquecimento cognitivo”, explica Basílio Guerreiro.
Desde 2019, o Mangal executa um programa de atividades destinado às aves para promover o enriquecimento, que é a introdução gradual de novos elementos na rotina dos animais. Basílio Guerreiro explica que com a chegada do verão, as atividades para as aves são realizadas conforme as temperaturas do dia. “Como fica muito quente aqui na região amazônica, então vimos a necessidade de oferecer um conforto térmico melhor para eles.”
Conforto Térmico e Alimentação das Aves
Este conforto térmico é justamente feito por meio das frutas congeladas e picolés feitos com suco de frutas e água, o que permite que as aves se alimentem e se hidratem ao mesmo tempo. “Os animais conseguem driblar o calor dessa maneira e isso (as frutas congeladas) ainda estimula a curiosidade deles, o aprendizado e a interação entre as aves no mesmo espaço.”
As frutas são selecionadas de forma que sejam adequadas à alimentação de cada grupo de animal, sendo testadas anteriormente com as aves para saber quais têm aceitabilidade. Desta forma, as frutas congeladas são escolhidas de acordo com o gosto próprio de cada animal.
“O enriquecimento é discutido antes com a equipe técnica e vemos o que é adequado ou não. O enriquecimento não é só fazer a distribuição do alimento no espaço. Precisamos fazer a observação para ver como foi a interação desses animais com o alimento. Se o animal comeu ou não. Tudo é anotado para ver como é o padrão de comportamento da ave”, finaliza Basílio Guerreiro.