POPULAÇÃO PODE CONFERIR

Avenida Tamandaré passa por revitalização histórica para receber a COP 30

Em Belém, os moradores e visitantes das travessas Padre Eutíquio e São Pedro podem acompanhar de perto os avanços das obras da Nova Tamandaré.

Em Belém, os moradores e visitantes das travessas Padre Eutíquio e São Pedro podem acompanhar de perto os avanços das obras da Nova Tamandaré
Em Belém, os moradores e visitantes das travessas Padre Eutíquio e São Pedro podem acompanhar de perto os avanços das obras da Nova Tamandaré. Foto: Agência Pará

Belém - Em Belém, os moradores e visitantes das travessas Padre Eutíquio e São Pedro podem acompanhar de perto os avanços das obras da Nova Tamandaré, uma das grandes intervenções estruturais em preparação para a COP 30, a Conferência Mundial sobre Mudança do Clima, que acontecerá em novembro de 2025 na capital paraense. Com 72% dos serviços concluídos, a Quadra I do Parque Linear da Nova Tamandaré já está aberta para visitação, sem as divisórias (tapumes) que antes isolavam a obra. O trecho agora recebe nova pavimentação asfáltica, sinalizando o progresso da revitalização dessa área histórica de Belém.

O secretário de Obras Públicas do Estado, Ruy Cabral, destacou a importância dos avanços: “O Estado segue avançando com os cronogramas das obras que fazem parte dos investimentos da COP 30. Chegou o momento dos moradores de Belém acompanharem o andamento dos serviços da Nova Tamandaré, que está gerando quase 420 empregos. Esta importante via de Belém está sendo transformada com serviços de saneamento, urbanização, paisagismo e recuperação do canal. É mais um investimento em qualidade de vida, melhoria da mobilidade urbana e lazer, que ficará para além da COP 30.”

A Quadra I da Nova Tamandaré conta com 137 metros de extensão e traz diversas melhorias para o público, incluindo três áreas de contemplação, mesas com jogos de tabuleiro, bancos de madeira, lixeiras, paraciclos, ciclovia e calçadas acessíveis, proporcionando um novo espaço de lazer e convivência para os belenenses.

Sustentabilidade e qualificação ambiental

Outro aspecto destacado da obra é a sustentabilidade. Novas árvores estão sendo plantadas na Quadra I, e espaços verdes serão implementados para atuar como esponjas naturais, absorvendo a água da chuva e ajudando a reduzir o risco de alagamentos. Ao longo das nove quadras do parque linear, estão previstas 78 novas árvores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e o equilíbrio ambiental da região.

Maria Lobato, moradora da Avenida Tamandaré, expressou sua satisfação com as melhorias: “Essa área era só um canal, sem nenhum benefício para o povo. Passo todos os dias por aqui e vou esperar que abra para aproveitar o fim de tarde com meus netos. Está aprovado!”, comentou a dona de casa, visivelmente entusiasmada com as mudanças.

Obras e Saneamento na Nova Tamandaré

Além do trabalho paisagístico e de urbanização, a Nova Tamandaré está recebendo um grande investimento em saneamento. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está realizando obras para garantir a coleta adequada do esgoto sanitário das residências ao redor do canal do bairro da Campina. Isso inclui a construção de uma estação de tratamento de esgoto, estação elevatória de esgoto e de águas pluviais, além de redes coletoras de esgoto e ramais domiciliares.

O projeto da Nova Tamandaré abrange cerca de 1,4 quilômetro de extensão e prevê a execução de 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, recuperação do canal, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e a instalação de passarelas. Além disso, o trecho contará com cinco novas comportas para controlar o fluxo das marés na área.

Impacto e Conectividade Urbana

A obra faz parte de um esforço maior do Governo do Pará para melhorar a mobilidade urbana, o lazer e a qualidade de vida em Belém. O projeto busca integrar o canal à cidade, resgatando a importância histórica da Avenida Tamandaré para os moradores. Serão criados espaços de convivência, como quiosques, áreas para eventos, playgrounds, academia ao ar livre, ciclovias, e até um espaço pet. Além disso, a urbanização da Praça Onze de Junho e a construção da Praça do Terminal irão integrar a obra ao Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré, promovendo maior conectividade para a população e os turistas que visitarem Belém durante a COP 30.