Belém

Autismo: 1º Festival da Inclusão será neste fim de semana em Belém

Foto: Divulgação
Um vídeo que viralizou nas redes sociais na última sexta-feira, 24, mostra uma mulher e uma criança autista sendo expulsos de um consultório psiquiátrico Foto: Divulgação

Irlaine Nóbrega

Nos dias 04 e 05 de maio (sábado e domingo) será realizado o 1º Festival da Inclusão, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, das 10h às 21h. O evento inédito tem o objetivo de incentivar as habilidades e talentos, além de prestar serviços a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais deficiências. O festival é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa).

Estarão presentes mais de 50 empreendedores entre associações, pessoas físicas e organizações governamentais na promoção de serviços de cidadania, orientação jurídica, empreendedorismo inclusivo, atividades culturais e praça de alimentação como forma de viabilizar a economia criativa, o fortalecimento de espaços culturais e a inclusão social para esse público e suas famílias.

“Essas pessoas têm que ficar se deslocando entre órgãos para ter a garantia de direitos assegurada. No festival, vamos concentrar a prestação de serviços e facilitar a retirada de documentos, além de destacar a geração de renda e visibilidade para pessoas com deficiência”, afirma a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo da Sespa, Nayara Barbalho.

O espaço vai ser adaptado para receber o público TEA e outras pessoas com deficiências, promovendo a inclusão. “Será um lugar inclusivo, adaptado para ser acessível, com equipe multidisciplinar, justamente para que todos possam participar. Por isso, também terá emissão de documentos, entrega de carteira de identificação de pessoas com autismo e pocket show. É importante destacar que o evento não é só para as pessoas com autismo e outras deficiências, mas ao público em geral”, garante a representante da Cepa.

Apoios

A primeira edição do Festival também contará com o apoio e participação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Pará , Equatorial, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Delegacia da Pessoa com Deficiência, Cosanpa, Ministério Público do Pará (MPPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros órgãos.