Belém e Pará - Imprudências ao longo da via expressa do BRT em Belém são comuns diariamente. Na tarde de ontem (21), o DIÁRIO percorreu a avenida Augusto Montenegro no trecho compreendido entre os bairros Marambaia e Parque Verde, para observar e registrar as principais ocorrências realizadas ao longo da pista exclusiva do BRT Belém.
A reportagem observou ciclistas, motociclistas e pedestres se aventurando na pista destinada exclusivamente ao BRT, um risco para a própria integridade física das pessoas. O DIÁRIO também flagrou veículos particulares fazendo uso da pista expressa. Na área citada entre a Marambaia e o Parque Verde, a população comenta as diferentes situações que observam na pista expressa ao longo do dia.
O microempreendedor Felipe Santos, 29, caminha diariamente na região da Marambaia ao longo da Augusto Montenegro. Santos ressalta que são as mais variadas situações que ele consegue ver na pista do BRT. “A qualquer hora do dia a gente observa alguma imprudência. Por exemplo, teve um dia que eu vi uma carroça andando na pista do BRT. Fiquei bem surpreso”, relembra.
No caso do autônomo Melquisedeck Pontes, 34, ele afirma que a via exclusiva do ônibus rápido é utilizada constantemente de maneira irregular por diferentes tipos de veículos, em qualquer dia da semana. “Eu já vi gente acidentada na pista. É moto, é bicicleta, é carro, é gente andando pela via expressa. É só ficar um pouco aqui que dá para ver tudo isso que falei”, afirma o autônomo.
Pista BRT Augusto Montenegro
As obras de construção do sistema Bus Rapid Transit – BRT foram iniciadas em junho de 2015. O primeiro trecho do BRT Augusto Montenegro foi entregue, em julho de 2016, com cerca de três quilômetros de canaleta, terminal Mangueirão e as estações Marambaia, Marinha e Centenário.
No segundo trecho, finalizado em setembro de 2018, foram entregues mais três quilômetros de pista do BRT, o Terminal Tapanã e as estações Bengui, Morada do Sol e Sideral. No terceiro trecho, entregue em agosto de 2019, foram mais sete quilômetros de canaleta, completando a extensão total de 13 quilômetros de pista do BRT, entre o Entroncamento e o Terminal Maracacuera.