
Belém - Foi realizada na noite de ontem, 03, em Belém, a festa de aniversário de 206 anos da Associação Comercial do Pará (ACP), na sede da entidade, na avenida Presidente Vargas, Campina. A cerimônia foi comandada por Elizabeth Grunvald, atual presidente da entidade.
“A Associação Comercial é a segunda entidade mais antiga do Brasil e a maioria das entidades empresariais daqui nasceu dentro da Associação Comercial. A Associação Comercial testemunhou e foi protagonista de muitos feitos históricos importantes ao longo do tempo”, ressalta a presidente, que elenca a criação do Banpará e do Banco da Amazônia, como realizações que tiveram grande apoio da entidade para o nascimento.
“Hoje tem uma cereja nesse bolo que a gente está aí anunciando o Memorial ACP, que é um espaço museológico que conta a história e conta toda essa trajetória, através de atas, através de registros históricos, desde o Império até os dias atuais. Portanto, é um dia especial para nós, o lançamento do memorial é um sonho antigo que a gente tem, e hoje se torna realidade”, anuncia Grunvald, fazendo referência ao memorial lançado na noite de ontem, que inclusive tem documentos históricos e a cadeira onde o imperador do Brasil, Dom Pedro II, sentou ao visitar Belém e a entidade.
Além do lançamento do espaço, a presidente deu posse ao cargo de diretoras beneméritas as empreendedoras Ana Santiago e Suely Menezes, que atuam em diversas comissões da ACP. “São mais de 30 anos de emprego, de aprendizado, e tinha uma paixão que só quem vive a ACP pode entender e especificar. E isso também explica a longevidade desta casa. Hoje é dia de alegria, de celebração, mas também de gratidão. E quero, neste momento, expressar minha grande gratidão a esta casa”, declarou Santiago, que foi a conselheira criadora da Universidade Corporativa da ACP e já participou da Câmara Setorial do Comércio.
Suely Menezes foi presidente da Comissão da Mulher Empresária, além de ser diretora comercial da casa. “Ser benemérita da casa é um retorno inesperado pra mim e muito feliz, marcando como um momento significativo da minha trajetória profissional e pessoal. É muito recompensador, pra mim e pra Ana, sermos reconhecidas por uma instituição pela qual tenho tanto respeito e a tarefa pela qual construí ao longo de mais de 27 anos uma sólida e importante rede de relação”.
Ontem, a festa contou com uma homenagem a funcionários de destaque da instituição. Também houve a incorporação de 70 novos associados aos quadros da ACP. “Quando a gente entra para a Associação Comercial, além de a gente poder fazer network, além de a gente poder fazer relacionamento no mercado, a gente ganha um acolhimento muito grande. É muito grande e a gente passa a entender que a grama do vizinho não é melhor que a nossa, é igual”, explica Isan Anijar, diretor-comercial de uma loja de móveis e atual vice-presidente da Associação.