INVESTIMENTO

Aeroporto de Belém supera 1,9 milhão de passageiros no 1º semestre de 2025

Terminal passou por modernizações e se prepara para receber grandes eventos como a COP30 e o Círio de Nazaré

Gabriel Magacho (C)
Gabriel Magacho (C)

O resultado consolida o aeroporto como o maior da região Norte e reflete os investimentos da atual administradora, a Norte da Amazônia Airports (NOA), que assumiu a gestão do terminal em setembro de 2023. “Estamos muito satisfeitos com o crescimento consistente do número de passageiros e de voos”, afirmou o diretor-presidente da NOA, Marco Antônio Migliorini. Segundo ele, a estrutura renovada tem se mostrado estratégica para impulsionar o turismo e os negócios na Amazônia.

Entre os marcos recentes do terminal está a inauguração da nova rota internacional Belém–Miami, operada pela Gol Linhas Aéreas. A expectativa é de que o movimento aumente ainda mais nos próximos meses, com a chegada de visitantes para grandes eventos como o Círio de Nazaré e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém.

Modernização e Expansão do Aeroporto

Modernização em andamento

Desde o segundo semestre de 2024, o aeroporto vem passando por obras de modernização, com investimentos próprios de R$ 450 milhões. Parte dessas melhorias já está em funcionamento, como a ampliação do embarque remoto em 214%, a nova sala de embarque internacional com Sala VIP W Premium Lounge e sanitários totalmente reformados, com áreas para famílias e amamentação.

Nos próximos meses, a área de embarque será quase triplicada, passando de 1.593 m² para 4.303 m². O saguão principal também será ampliado em cerca de 20%, com novos espaços para atendimento ao público, empresas aéreas e estabelecimentos comerciais. Já foram inauguradas novas unidades do Frans Café e da Sala VIP W Lounge.

De acordo com Artur Costa, diretor-financeiro da NOA, haverá um crescimento de 45% nas áreas comerciais, incluindo uma nova praça de alimentação. “Estamos diversificando o mix comercial para oferecer mais comodidade aos passageiros”, disse.

Sustentabilidade e segurança

As melhorias também incluem a modernização dos sistemas de climatização e iluminação, com foco em eficiência energética e uso de fontes 100% renováveis. A infraestrutura operacional está sendo reforçada com a criação de um novo pátio de aeronaves, implantação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24, e modernização do balizamento noturno e da sinalização horizontal da pista.

Na área externa, o acesso ao terminal está sendo reestruturado para melhorar o fluxo de veículos e pedestres, com ampliação de cerca de 60%. O objetivo é garantir mais conforto, segurança e fluidez no atendimento ao público.