
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), realiza desde fevereiro deste ano o programa Belém em Ordem, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a ordem na cidade.
Na noite desta quinta-feira,4, no bairro da Pedreira, a ação teve como alvo veículos estacionados irregularmente em espaços públicos, especialmente em calçadas, ciclovias e ciclofaixas.Durante a operação executada por oito agentes de trânsito, 10 guardas municipais e três guinchos para remoção de veículos, foram realizadas 44 remoções, sendo 39 motocicletas, uma van, dois carros e duas sucatas.
O prefeito de Belém, Ígor Normando, esteve no local acompanhando o início do trabalho no bairro e destacou a importância das ações que vêm sendo desenvolvidas dentro do programa Belém em Ordem. “O Belém em Ordem visa fazer com que Belém volte a ter ordenamento. E isso não só na mobilidade urbana, mas inclusive na ocupação dos espaços públicos. Às vezes a gente encontra muito cidadão que acha que é dono da rua, que é dono da calçada, e aqui não tem dono de nada. Os donos são as pessoas. E a gente precisa preservar o ir e vir e garantir a melhor mobilidade e a melhor condição de vida na nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Ordenamento para mais fluidez e segurança no trânsito
Erick Miranda, diretor de Trânsito da Segbel, ressalta que a operação é fundamental para a fluidez do trânsito. “Estamos trabalhando para garantir a fluidez do trânsito e a segurança das pessoas que dependem da mobilidade urbana para suas atividades diárias. A operação Belém em Ordem é uma forma de reforçar a fiscalização e garantir que todos cumpram as regras“, disse.
O titular da Segbel, Luciano de Oliveira, reforçou que a iniciativa visa promover a harmonia entre motoristas, pedestres e ciclistas. “Esse tipo de operação visa promover um trânsito mais ordenado e seguro, onde a convivência entre motoristas, pedestres e ciclistas seja harmônica e respeitosa. A Pedreira, por ser uma área de grande movimento, tem se mostrado essencial para essa intervenção”, explicou Luciano.
Moradores da Pedreira também destacaram a relevância de uma fiscalização mais efetiva no trânsito. Para Maurina de Melo,45, moradora do bairro há 10 anos, a fiscalização traz uma sensação de bem-estar para todos. “Essa operação é muito importante, principalmente para quem tem que caminhar pelas calçadas. Eu mesma já quase caí várias vezes porque os carros estacionavam na calçada, e nós ficamos sem espaço para andar.”
Já para José Franco, 58, a operação contribui diretamente para a segurança da área. “Aqui na Pedreira tem muitos veículos parando nas ciclovias, o que deixa os ciclistas expostos a riscos. A operação é boa porque garante que as regras sejam cumpridas e a segurança de todos”, comentou.
Na ação anterior do programa Belém em Ordem, realizada no último dia 21 de março, 54 condutores foram autuados, 19 motocicletas removidas e dois automóveis guinchados. A ação se mostra cada vez mais essencial para garantir que os espaços públicos de Belém sejam ocupados de maneira organizada e segura para todos.