Quem é morador de Belém, da década de 1980 pra cá, com toda certeza tem em seu imaginário lugares que já não existem mais, mas que fazem parte da memória coletiva da cidade. Não é à toa que uma das contas no Instagram relacionadas à capital paraense com mais seguidores é a Nostalgia Belém, que se dedica a recordar o saudoso passado da ‘Cidade Morena’. Se o passado é uma parada, vamos recordar alguns lugares que ainda brilham nas lembranças de muitos, tal qual o Copão da Cerpa brilhou no Entroncamento.
LOCADORAS DE FILMES E GAMES
Você pode até ser da época atual de jogos como o Minecraft e filmes e séries da NetFlix e outros streamings, mas antigamente os fãs de jogos e da indústria cinematográfica precisavam recorrer às locadoras para alugar games e VHS para garantir boas horas de diversão.
VIDEOMANIA E CINEMA 4
Quem não lembra da Videomania e da Cinema 4, com suas promoções de fim de semana para assistir filmes como Ghost – Do Outro Lado da Vida, De Volta Para o Futuro e outras pérolas de Hollywood. As videolocadoras tiveram seu auge até os anos 90, quando passaram a perder espaço para a chegada do streaming.
SOFT GAME E FOX VÍDEO
E quando o assunto era locação de games para o Mega Drive, Master System, Super Nintendo e afins, não tinha pra ninguém, era só ir na Soft Game, para escolher os joguinhos do fim de semana. E o melhor era ser recebido pelo recepcionista fantasiado de Super Mário. Mais geek, impossível! A última dessas locadoras fechou as portas no início de 2023, a Fox Vídeo, para tristeza dos mais saudosistas. No dia do aniversário do cliente, era só ir lá alugar algum item como presente. Coisa boa!
LOJAS INESQUECÍVEIS
LOJAS CAPRI
Agora se você tá na casa dos 40 anos, é certeza que deu uma volta ‘Lá Embaixo’, no Comércio, com sua mãe, para fazer compras em lojas como a Capri, que tinha as melhores roupas, na esquina da Rua João Alfredo com a Avenida Padre Eutíquio, mas fechou as portas em 2008. Ou ao menos para jogar uma moeda no lago do Poraquê da Lobrás.
LOBRÁS
A Lobrás, também conhecida posteriormente como Brasileiras, marcou época com suas sessões diversas, que iam da perfumaria ao vestuário, tudo com preços bem em conta, mas sentiu a mudança no perfil de comprar dos brasileiros, com a chegada de produtos estrangeiros e acabou fechando em 1999, deixando a Rua João Alfredo.
MESBLA
E a Mesbla? Localizada na Travessa Padre Eutíquio, ainda chegou a ser encampada pelo antigo Shopping Iguatemi Belém, como loja âncora, mas também fechou suas portas no final dos anos 1990, vítima de uma falência de toda a rede, que era nacional. Aí adeus marcas como a Tucano, Bazooka e Alternativa. Um luxo só!
SUPERLOJAS
E você lembra das Superlojas, com sua icônica logomarca do dinossauro? A loja de departamentos também era uma referência em Belém entre os anos 1980 e 1990, com itens que iam do vestuário aos eletrodomésticos. Uma pena que a concorrência com redes varejistas nacionais e internacionais tenham sufocado a concorrência do nosso querido dinossauro.
LOJAS IMPERADOR
No caso das Lojas Imperador, também de departamentos, que tinha como localização onde hoje fica a loja DiCasa, no Entroncamento, a marca segue viva, ainda que tenha mudado para o mercado de ar-condicionado, na Rua 28 de Setembro, no Reduto.
LOJAS ESPLANADA
E a Esplanada? A loja que ficava na Avenida Padre Eutíquio com a Almirante Tamandaré marcou época com suas promoções do Pula-Pula, onde o cliente podia pagar o carnê com prazos a perder de vista.
LOJAS OTOCH
Bem pertinho dela ficava a Otoch, que comercializava itens como tecidos e vestuário, até ser vendida para o grupo Tecidos e Cia, e deixar de operar no varejo. Aí ficou só a saudade do Otoch Card, que facilitava e muito a vida dos clientes.
RADIOLUX
Quem nunca viu o Canguru passeando em cima do carro da loja Radiolux pelas ruas de Belém que atire a primeira pedra. Uma das lojas ficava na Rua 28 de Setembro, no Reduto, e vendia diversos itens por departamento, com uma trajetória que iniciou em 1951 e perdurou por longos 29 anos. Ela pode até ter fechado, mas segue viva na memória, com homenagens como o perfil Canguru da Radiolux, no atual X.
VISÃO E Y.YAMADA
A boa notícia, é que duas remanescentes dessas redes se mantém vivas, após períodos de dificuldades financeiras e recuperação judicial: A Visão, que acaba de retornar para o Shopping Pátio Belém e as Lojas Y.Yamada, que ressurgiu em alguns pontos da cidade, como a Travessa Dom Pedro I, no Umarizal, ainda que não tenham mais todo o glamour de outrora.