A Descida do Glória é uma cerimônia significativa que ocorre na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. Durante este evento, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, descoberta por Plácido de Souza em 1700, é retirada do altar principal e colocada em um púlpito mais acessível ao público, sendo considerada um símbolo da presença mariana na Igreja.
A Imagem Original desce neste sábado (12), para ficar mais perto dos fiéis durante o Círio de Nazaré. Este momento é profundo e emocionante para os devotos, que aproveitam a ocasião para expressar sua fé e agradecer pelas graças recebidas.
Essa cerimônia é realizada duas vezes ao ano: em maio, em comemoração ao aniversário da elevação da Basílica a Santuário Mariano, e em outubro, durante o Círio de Nazaré.
Embora a imagem original permaneça no altar-mor ao longo do ano, ela é trazida mais perto dos fiéis durante essas celebrações.
A tradicional descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória acontece desde 1992. Neste ano, a cerimônia será, como de costume, na Basílica Santuário, às 12h. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, conduzirá esse momento de emoção.
Confira a programação completa do sábado, dia 12 de outubro:
– 7h: Santa Missa presidida pelo Padre Giovanni Incampo, Vigário de Nazaré;
– 9h: Santa Missa presidida pelo Padre Francisco Assis, Reitor da Basílica Santuário de Nazaré;
– 10h: Louvor e Adoração com Instituto Hesed: Irmã Maria Raquel Irmã Maria Joana;
– 12h: Cerimônia de Descida da Imagem Original do Glória;
– 16h30: Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré presidida pelo Padre Josué Bosco, Vigário de Nazaré;
– 16h30: Missa da Trasladação no Colégio Gentil presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa;
– 19h30: Louvor na Basílica Santuário de Nazaré.
A transmissão da Descida da Imagem Original do Glória pelas Redes Sociais da Basílica Santuário da Nazaré (Youtube e Facebook), iniciará às 9h com a Santa Missa. Participe!
Instituto Hesed:
Fundado por Irmã Kelly Patrícia e Irmã Jane Madeleine, é um instituto de vida religiosa de adoração perpétua e culta ao Sangue de Cristo que tem o carisma de experimentar, viver e cantar a Misericórdia de Deus, numa vida de oração, adoração, contemplação, expiação, celebração, ação de graças e missão.