VALORIZAÇÃO

Prêmio Agropará celebra 10 anos de sucesso no setor agropecuário

O prêmio do DIÁRIO DO PARÁ é uma referência para o setor agropecuário do estado e chega em sua primeira década apresentando novidades

5ª edição do Prêmio AGROPARÁ. 04/12/2019. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
5ª edição do Prêmio AGROPARÁ. 04/12/2019. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Há quase uma década, os grandes destaques do agronegócio paraense vêm sendo reconhecidos através de uma premiação que já consolidou como uma referência no setor agropecuário do Norte e do Nordeste do país, o Prêmio Agropará. Iniciativa do DIÁRIO e de sua Revista Agropará, o prêmio chega à sua 10ª edição em 2024 e traz novidades.

Lançado em 2015, o prêmio seguiu a trajetória de sucesso da Revista Agropará, lançada no mesmo ano e, desde então, encartada trimestralmente no DIÁRIO. O presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, lembra que a valorização da identidade paraense sempre foi uma preocupação do Grupo. A revista e o Prêmio Agropará nasceram com esse mesmo objetivo, voltados para um setor importante do mercado, o agropecuário. “A Revista Agropará tem um simbolismo muito grande para o Grupo RBA que sempre manteve um foco grande nas coisas do Pará, por isso o nosso slogan ‘Orgulho de ser do Pará’. E, naquele momento, consideramos que faltava falar de uma área da economia que é extremamente importante para o Estado, que é o agronegócio”, pontua. “Então, a revista nasceu para destacar a importância que o agro tem no Pará e, com isso, surgiu também o Prêmio Agropará”.

Elencando os empreendimentos e produtores que se destacaram no ano em diferentes categorias do agro, o Prêmio Agropará busca reconhecer e dar visibilidade a esse importante trabalho desempenhado no campo. “O prêmio é um reconhecimento que fazemos a empresários que se destacam com excelentes práticas e indicadores, e que acabam sendo exemplos para os demais, além de permitir que o público em geral conheça o que é destaque no Pará no setor do agro, gerando o reconhecimento da população”, explica Camilo Centeno, ao destacar que, ao longo dos anos, a premiação também foi evoluindo. “À medida que a gente foi se relacionando com o setor, fomos percebendo a necessidade de premiar novas categorias, então, o prêmio foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, sempre com o objetivo de destacar os bons exemplos que ainda não tinham sido reconhecidos publicamente”.

Para o diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, o Prêmio Agropará se consolidou ao longo dos últimos 10 anos como a maior premiação do agronegócio no Norte e Nordeste do país em decorrência de uma combinação de fatores estratégicos. “Desde o início, o prêmio se propôs a reconhecer as melhores práticas, inovações e lideranças no setor agropecuário da região. Esse compromisso com a qualidade e a credibilidade na seleção dos premiados fortaleceu a confiança dos participantes e do mercado”, pontua, ao destacar também a capacidade que o prêmio tem de valorizar a produção local e regional, gerando um forte engajamento das comunidades envolvidas, além da capacidade de estabelecer parcerias estratégicas.

“O Prêmio Agropará firmou parcerias com instituições e entidades de peso no setor, como cooperativas, associações, e órgãos governamentais, além de contar com o apoio de grandes marcas que acreditam e apoiam o setor do agronegócio. Essas alianças ampliaram a visibilidade e a relevância do prêmio”.

Somado a isso, Nilton avalia que a celebração dos vencedores na cerimônia de premiação anual e a ampla cobertura de mídia vem contribuindo para a consolidação da premiação ao longo dos anos. “A cerimônia de premiação, marcada por eventos de alto nível, também contribuiu para o prestígio do prêmio. Esses eventos não só celebram os vencedores, mas também promovem networking e discussões sobre o futuro do agronegócio na região”, considera o diretor comercial.

“Com o apoio do Grupo RBA e de todas as empresas de mídia que fazem parte do grupo, o prêmio também obteve uma ampla cobertura, que foi essencial para engajar tanto o público especializado, quanto o geral. Essa visibilidade ajudou a destacar as conquistas do setor agropecuário regional e a criar uma narrativa positiva em torno do agronegócio no Norte e Nordeste”.

O compromisso com a informação bem apurada, marca já consolidada do DIÁRIO em todas as suas editorias, também é o elemento norteador dos conteúdos produzidos para a Revista Agropará. O diretor de redação do DIÁRIO, Clayton Matos, destaca que a publicação busca apresentar um conteúdo editorial completo e acessível a todos, para que o leitor possa conhecer mais sobre o setor que tem participação tão significativa na economia do Estado. “O agro é uma das atividades mais pulsantes da nossa economia há bastante tempo. Então, sempre buscamos mostrar como funciona esse setor e por que ele é tão importante para nossa economia, além de fazer a relação sobre como ele influencia o cotidiano de toda a sociedade, mesmo que nem sempre percebamos isso”, aponta. “A valorização e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo agro também passam pela boa informação, por levar ao conhecimento da população em que segmentos o Pará é destaque”.

NOVIDADES

Mantendo o compromisso com a inovação e a adaptação às mudanças do mercado frente às novas demandas do setor agropecuário, o Prêmio Agropará chega à 10ª edição trazendo novidades. O diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, aponta que a 10ª edição da premiação promete trazer inovações que buscam celebrar a década de conquistas e reforçar a relevância do prêmio no cenário agropecuário do Norte e Nordeste. “Para marcar o décimo aniversário, é provável que o prêmio introduza categorias especiais que reconheçam não apenas as inovações recentes, mas também os destaques que fizeram história no agronegócio ao longo da última década. Isso pode incluir prêmios de “Legado do Agronegócio” ou “Inovação de Impacto”, destacando projetos e indivíduos que tiveram um impacto duradouro no setor”.

Outro tema que também pode ser um foco da premiação deste ano é o da sustentabilidade e do ESG, além do uso de tecnologias avançadas pelo setor. “Com a crescente importância das práticas sustentáveis e dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança), a 10ª edição do Prêmio Agropará pode trazer um foco ainda maior nessas áreas. Novas categorias ou critérios de avaliação mais rigorosos podem ser introduzidos para destacar projetos e empresas que se destacam nessas práticas”, reforça Nilton Lobato.

Destacando que o surgimento de novas categorias ocorre naturalmente com a evolução do setor, que cada vez está mais profissionalizado, o zootecnista e consultor da Revista Agropará, Guilherme Minssen, considera que o prêmio se consolidou nesta década por fazer uma leitura anual de importantes produtos com origem no campo, em especial capilaridade na coleta destes destaques. “A indicação da lista tríplice por categoria chega a números impressionantes. Já foram superadas mais de 30 indicações para algumas listas tríplices de maior visibilidade”, lembra. “O prêmio, principalmente no interior do Estado, tem ampla divulgação por diferentes mídias e o compartilhamento destes provoca a natural competição pelo mercado alcançado. A 10ª edição terá uma merecida comemoração de todos envolvidos. A entrega de prêmios será em um especial evento, com uma festa muito especial!”.

   EVOLUÇÃO

O Prêmio Agropará passou por diversas mudanças ao longo de suas edições até que chegasse ao formato atual. Tais mudanças refletem a evolução do setor agropecuário, garantindo que o prêmio se mantivesse relevante e inovador.

Confira algumas das principais mudanças que ocorreram ao longo dos anos:

*Expansão das Categorias:

Inicialmente, o Prêmio Agropará tinha um número limitado de categorias, focando principalmente em setores tradicionais do agronegócio. Com o tempo, novas categorias foram adicionadas para abranger um espectro mais amplo do setor, incluindo tecnologia agrícola, sustentabilidade, inovação, e até mesmo categorias voltadas para pequenos produtores e cooperativas;

*Critérios de Avaliação:

Para acompanhar as mudanças no setor e as novas práticas, os critérios de avaliação foram sendo adaptadas para as exigências do mercado. Houve uma maior ênfase em práticas sustentáveis, inovações tecnológicas e impacto socioambiental, refletindo a crescente importância desses fatores no agronegócio.

*Incorporação de Novas Tecnologias:

Ao longo das edições, o Prêmio Agropará passou a utilizar tecnologias mais avançadas no processo de seleção e avaliação dos candidatos. Isso incluiu a adoção de plataformas digitais para inscrição e avaliação, o uso de dados de sensoriamento remoto e outras ferramentas tecnológicas para garantir uma análise mais precisa e imparcial.

*Ajustes no Formato da Cerimônia de Premiação:

Ao longo dos anos, a cerimônia de premiação também passou por ajustes para se tornar mais atraente e acessível. Houve uma maior profissionalização da organização do evento, com melhorias na logística, na produção audiovisual e na cobertura midiática, o que ajudou a aumentar o prestígio e a visibilidade
do prêmio.

*Foco na Sustentabilidade:

Nos últimos anos, o Prêmio Agropará incorporou um foco maior em práticas sustentáveis, tanto nas categorias de premiação quanto na organização do evento em si. Isso incluiu desde o reconhecimento de projetos de agricultura regenerativa até a adoção de práticas sustentáveis na própria realização da cerimônia.

Fonte: Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA.