Revista Agropará

Embrapa completa 51 anos e lança 'revolução do futuro'

O concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) será para assistente, técnico, analista e pesquisador, em todos os níveis escolares
O concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) será para assistente, técnico, analista e pesquisador, em todos os níveis escolares

Nesta sexta-feira (26), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 51 anos sendo referência nacional e internacional com atuação no desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos gerado pela ciência.

Para a comemoração, a instituição pública realizará de 25 a 27 de abril, na sede da empresa em Brasília, o evento ‘Embrapa 50+, a revolução do futuro começa agora’ com exposição de tecnologias, palestras, mesas redondas, encontros com parceiros e painéis abertos ao público.

“Começamos um novo ciclo, voltado para os próximos 50 anos. Nossa estratégia é baseada em três pilares: sustentabilidade (ambiental, econômica e social), inclusão (social, digital e produtiva), e vanguarda científica e institucional”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

A solenidade de abertura, prevista para às 11h de quinta-feira (25), contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O evento será restrito a convidados e aos empregados da Empresa, com transmissão pelo canal da Embrapa no Youtube e pelo Canal Gov.

Na programação, seis acordos de cooperação técnica com organismos internacionais, ministérios e outras instituições parceiras serão assinados. Dois dos acordos têm abrangência internacional: um com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e outro com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Os outros quatro selam novas parcerias com o Ministério da Fazenda, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Também serão lançadas soluções tecnológicas alinhadas às tendências globais e questões emergentes que orientam a estratégia da Embrapa e realizada uma homenagem especial ao profissional da ciência e inovação responsável por um trabalho promissor, capaz de impactos positivos para a agricultura do presente e futuro.