Nildo Lima
Ainda com o elenco do clube em processo de montagem, o Paysandu deu início, ontem, à preparação para a temporada 2024, na qual os bicolores terão quatro competições a disputar, a primeira delas o Parazão, que começa no dia 20 de janeiro para a equipe. Em fevereiro, o Papão passa a disputar as Copas do Brasil e Verde e, em meados de abril, a Série B do Brasileiro, considerada a “cereja do bolo” da programação bicolor. O primeiro dia de atividade do grupo bicolor tendo em vista a próxima temporada contou com 14 jogadores e a comissão técnica completa.
O zagueiro Paulão, que se recupera de uma cirurgia no joelho, não compareceu à apresentação. Na segunda-feira, no entanto, ainda sem poder treinar, o que só deve ocorrer em meados de 2024, o atleta estará na Curuzu para rever velhos companheiros e conhecer os novos contratados do clube. Na apresentação, nenhum dos atletas concedeu entrevista à imprensa, dedicando todo o tempo ao início da bateria de exames médicos de praxes, que serão seguidos por testes físicos.
A programação do elenco, elaborada pela comissão técnica, prevê, no primeiro momento de pré-temporada, que as atividades acontecerão em Belém, com avaliações seguidas de treinamentos, inicialmente físicos, no Centro de Treinamento Raul Aguilera e na academia da Curuzu. O gramado do estádio bicolor será preservado para o amistoso do dia 14 de janeiro, contra a Tuna Luso, e os jogos do time no Estadual. O grupo ficará na capital paraense até o dia 2 de janeiro, viajando no dia seguinte para Barcarena, região nordeste do Pará, onde permanecerá até o dia 19, quando a última fase da pré-temporada será concluída.
Até antes da viagem para a cidade do interior do Estado, a diretoria bicolor espera já ter concluído a montagem do elenco, com todos os jogadores em Belém. Além daqueles que já foram contratados, mas que ainda não se apresentaram no clube, o Papão ainda deve fechar, no mínimo, com pelo menos seis novos atletas. O vice-presidente Roger Aguilera e o executivo Ari Barros têm trabalhado de maneira arrojada diariamente buscando concluir as últimas aquisições o mais rápido possível, a fim de evitar que ocorra diferença na preparação dos jogadores que já estão no clube e os retardatários.
JOGADORES – Como já era previsível, a maioria dos jogadores recém-contratados pelo Paysandu não estiveram presentes, ontem à tarde, na Curuzu, na apresentação do elenco bicolor para o primeiro dia de atividade do grupo visando a temporada 2024. Dos dez atletas anunciados pelo clube, apenas o zagueiro Lucas Maia, o lateral-esquerdo Geferson e Netinho, que haviam chegado na véspera a Belém, compareceram ao estádio bicolor. Os demais atletas devem começar a desembarcar no aeroporto internacional de Val-de-Cans no restante desta semana e decorrer da próxima, sem que tenham dia certo para chegar.
Faltam se apresentar à comissão técnica bicolor o goleiro Diogo Silva, o zagueiro Carlão, o lateral Bryan Borges, os volantes Gabriel Bispo e Val Soares, além dos atacantes Hyuri e Leandro. Diogo Silva, Bryan Borges, Gabriel Bispo e Hyuri só se apresentarão, em princípio, após o Natal, já que gozam de período de férias, conforme determina a legislação trabalhista. Mas, pode ser que aconteça uma negociação entre o Paysandu e os atletas para que o período de férias seja encurtado. Leandro, que também faz parte deste grupo, teria antecipado sua vinda, devendo chegar no próximo final de semana em Belém.