Pryscila Soares
Estabelecimentos participantes e consumidores aproveitam, já em clima de despedida, a reta final do Festival Estrela Azul edição 2023, que encerra nesta terça-feira (12). Ao longo de mais de um mês de duração, a iniciativa do DIÁRIO DO PARÁ oportunizou aos amantes da gastronomia um tour por mais de 30 estabelecimentos participantes, em Belém e região metropolitana. Para além da experiência gastronômica, o festival conseguiu atingir a meta de movimentar o setor e gerar novos negócios entre os restaurantes.
Com cardápios elaborados exclusivamente para o festival, os estabelecimentos oferecem menus completos, compostos por entrada, prato principal e sobremesa por apenas R$ 69,90. Proprietária de um famoso box de refeições na feira do Ver-o-Peso, a chef Lúcia Torres, que é detentora de seis troféus Estrela Azul na categoria comida popular, participa pela primeira vez do festival com o seu novo empreendimento, Box Bar, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém.
O menu preparado pela chef especialmente para o festival traz uma combinação única e bastante convidativa de sabores regionais. Na entrada são oferecidos seis generosos croquetes de caranguejo com molho pesto de jambu. De acordo com a chef, a massa guarda um segredo que só quem experimenta vai descobrir. Já o prato principal é composto por dourada frita, com crispy de jambu e arroz de jambu com tucupi. E para fechar, é servido um mousse de taperebá, que foi uma inovação da chef e rendeu muitos elogios por parte dos clientes.
Para Lúcia, a experiência não poderia ter sido mais satisfatória. “Vendemos muito, inclusive pelo delivery. O croquete vai ficar no cardápio, porque as pessoas estão pedindo muito. Somente na primeira semana vendemos 150 (menus Estrela Azul). E hoje só uma mesa pediu cinco. Graças ao meu bom Deus foi maravilhoso. É um reconhecimento da RBA e do DIÁRIO, com o povo paraense. Estou muito grata”, declara.
Fã de carteirinha do tempero da chef e cliente há mais de 20 anos, o médico Glauco Melo, 47, participa do festival há vários anos aproveitando o melhor da gastronomia paraense. E, no último sábado (09), ele visitou pela primeira vez o novo estabelecimento da Lúcia, acompanhado da família. “O melhor peixe frito de Belém é o da Lúcia. A gente frequenta a barraca dela há muito tempo. Na pandemia, a gente pedia em casa. Já conhecia o Estrela Azul e viemos conhecer a nova casa da Lúcia hoje. A gente sempre faz um circuito no festival. Já fomos em quatro restaurantes. É perfeito, fomenta a gastronomia e não tem nenhum festival igual a esse”, afirma.
PEIXARIA
Bastante conhecido no bairro do Marco, o Restaurante Alzira também está na lista de estabelecimentos participantes do festival deste ano. E lá o cliente saboreia o menu Estrela Azul composto por caranguejo com farofa, na entrada. Já o prato principal é a famosa dourada frita da casa, com acompanhamentos. E a sobremesa é pudim de leite. “Já ganhamos duas vezes o troféu Estrela Azul e a procura durante o festival está muito boa. É uma iniciativa maravilhosa, nota dez. Muita gente chegou aqui dizendo que veio para experimentar o Estrela Azul. Fazemos questão de participar”, disse Alzira da Silva, sócia-proprietária do estabelecimento.
PARA ENTENDER
O FESTIVAL
l Para mais informações sobre o festival e para conferir o menu dos restaurantes participantes, acesse o site: https://estrelaazul. dol.com.br/.
l Instagram: @estrelaazul.
lO festival segue até o dia 12 de dezembro. Cada estabelecimento preparou um menu exclusivo com entrada, prato principal e sobremesa, por R$ 69,90.
l Patrocinadores: Claro, Sebrae, Doratta Fry e Tijuca.
RESTAURANTES PARTICIPANTES:
1 Ver o Açaí
2 Old Frank
3 Vanilla
4 Boteco do Bacú
5 Restaurante da Alzira
6 The Code Pub
7 Veropinha
8 Box da Lucia
9 The Premium Stake
10 The Pug Osteria
11 Cheirin Bão
12 Confraria Tucuruvi
13 Mango
14 Sr Tomate
15 Famiglia Sicilia
16 Peixe Crú
17 Amazonia na Cuia
18 Restô do Porto
19 Tomaz Culinária
20 Grand Cru
21 De Quintal
22 Ver a Cerva
23 Porco Voador
24 Casa de Elna
25 Sushi Boulevard
26 Mein Steak Burguer
27 Beiju Xica
28 Corechas Café
29 Marujos
30 Café Santo
31 Sweet Bistrô
32 Café Pissolati
33 Amorosa
34 Santa Orgânica