JC Concursos
Saiu o edital do concurso da Aeronáutica para o exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) para o primeiro semestre do ano de 2025. A seleção preencherá 169 vagas para candidatos de ambos os sexos – 135 para ampla concorrência e 34 reservadas aos negros.
O CFS é ministrado sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP, e tem duração aproximada de dois anos. Serão abrangidos no curso instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
- BEV – Equipamentos de Voo (8);
- BMA – Mecânica de Aeronaves (60);
- BMB – Material Bélico (19);
- SAI – Informações Aeronáuticas (12);
- SGS – Guarda e Segurança (20); e
- BCT – Controle de Tráfego Aéreo (50).
Veja as principais atividades do sargento especialista
- BEV – Equipamentos de Voo: responsável pela inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes e coletes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivência no mar e na selva e outros equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência.
- BMA – Mecânica de Aeronaves: é o responsável pela manutenção e inspeção dos motores, hélices, sistemas pneumáticos, hidráulicos e de combustível das aeronaves. Como tripulante, assessora os pilotos em voo e desloca-se constantemente em aeronaves para o cumprimento de missões.
- BMB – Material Bélico: é o especialista em armamento e munições terrestres e aéreas. Exerce as funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.
- SAI – Informações Aeronáuticas: este especialista desempenha sua função na Sala Aeródromo, que é um órgão do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. É responsável por coletar, selecionar e fornecer aos aeronavegantes as informações aeronáuticas necessárias à realização segura, eficiente e regular de seus voos. Também cabe a este especialista receber e processar as mensagens do Serviço de Tráfego Aéreo e mensagens referentes ao controle, fiscalização e cobrança, geradas pela operação de aeronaves.
- SGS – Guarda e Segurança: executa as atividades de segurança e defesa das instalações, de pessoas e dignitários e serviços de operações especiais. É o responsável pelo adestramento físico e instrução militar inicial dos que ingressam na Aeronáutica.
- BCT – Controle de Tráfego Aéreo: controla o voo das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, atuando em torres de controle de aeródromos, nos Centros de Controle e nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
Saiba como fazer a inscrição
As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 20 de fevereiro às 15h de 12 de março de 2024. O formulário estará disponível no site da Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR (https://ingresso.eear.fab.mil.br).
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 95, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 19 de março, observado o horário de funcionamento do banco.
Etapas do concurso da Aeronáutica para CFS
O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes fases:
- prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- inspeção de saúde, de caráter eliminatório;
- exame de aptidão psicológica, de caráter eliminatório;
- teste de avaliação do condicionamento físico, de caráter eliminatório; e
- validação documental, de caráter eliminatório.
A prova escrita será composta por questões objetivas de múltipla escolha, que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. Ela será aplicada na data prevista de 2 de junho de 2024, nos seguintes municípios:
- Belém/PA;
- Recife/PE;
- Natal/RN;
- Rio de Janeiro/RJ;
- Lagoa Santa/MG;
- Belo Horizonte/MG;
- São Paulo/SP;
- São José dos Campos/SP;
- Campo Grande/MS;
- Canoas/RS;
- Santa Maria/RS;
- Curitiba/PR;
- Brasília/DF;
- Manaus/AM;
- Porto Velho/RO; e
- Boa Vista/RR.