Pará

Mosqueiro celebra Nossa Senhora do Ó no Círio 138; veja imagens

 Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Wesley Costa

O distrito de Mosqueiro celebrou neste domingo (10) a edição de número 138 do Círio de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha distante cerca de 70 km da capital paraense. A procissão histórica e tradicional, reuniu centenas de devotos entre moradores e visitantes percorrendo as principais vias do distrito rendendo muitas homenagens à virgem.

 

Este ano, o tema escolhido para festejar foi: “Maria, a primeira entre os humildes e pobres servos do senhor”. A programação começou às sete da manhã com a santa missa celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado. Emocionados, os devotos entoaram cânticos marianos e fizeram a consagração a Nossa Senhora.

Muitos devotos participaram da procissão. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

O advogado Cláudio Alves, 57, foi agradecer as bênçãos alcançadas e pedir pela paz entre as pessoas. “Há 15 anos participo do Círio de Mosqueiro e sempre é um momento muito especial para mim. Nossa Senhora do Ó representa esperança, fraternidade e amor. É isso que venho pedir a ela hoje. Que a paz reine entre todos, porque é disso que o mundo está precisando com urgência”, diz.

 

Foram diversas homenagens ao longo do trajeto de 5,1 km, da Capela do Sagrado Coração de Jesus até a Igreja Matriz do Mosqueiro. Com fogos de artifício e frentes de casa enfeitadas, os devotos louvavam e agradeciam. Para ter uma visão perfeita do círio e tentar um momento mais íntimo próximo a padroeira, algumas pessoas subiram em árvores para acompanhar a passagem da berlinda.

 

Há cinco anos, a servidora pública Vilma Gomes, 58, foi agraciada com a compra de uma casa na ilha. Segundo ela, a conquista só foi possível graças à intercessão da padroeira. “Desde jovem eu venho para Mosqueiro e sempre quis ter uma casa aqui. Em 2019, recebi uma proposta e agarrei, confiando que Nossa Senhora do Ó me ajudaria. Desde lá venho todos os anos agradecer por essa realização do sonho que ela tornou possível” contou.

 

Moradora da ilha, Maria Domingas, 60, teve na edição deste ano um motivo especial para participar. Após passar por graves problemas de saúde, seu filho foi abençoado com a cura. “Eu tenho certeza que foi Nossa Senhora do Ó que segurou nossas mãos nesse momento difícil e permitiu a recuperação dele. Devo muito a ele e por isso venho só agradecer pela saúde de toda a minha família e, especialmente, desse meu querido filho”, disse bastante emocionado.

 

 

A festividade de Nossa Senhora do Ó será realizada até o dia 18 de dezembro, com programação a partir das 17h, incluindo Missa e Arraial com vendas de comidas e atrações culturais. No próximo sábado (16), a Romaria da Acessibilidade e o Círio da Juventude também vão tomar as ruas do distrito. Já no domingo, a partir das 8h, será realizado o Círio das Crianças. Na segunda-feira (18), haverá missa solene seguida de procissão luminosa, com saída às 19h30 da Igreja Matriz.