Polícia

Ex-servidores são presos por corrupção e golpe milionário em Barcarena

. A dupla investigada atuou por três anos no município causando prejuízos superiores a um milhão de reais ao erário público.
. A dupla investigada atuou por três anos no município causando prejuízos superiores a um milhão de reais ao erário público.

No início da manhã desta quinta-feira, 7, a Polícia Civil do Pará, através de equipes da Delegacia de Vila dos Cabanos, da Delegacia de Abaetetuba e da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, deu andamento à operação “Certidão Negativa” no intuito de cumprir dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão domiciliar por corrupção ativa, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informações nos municípios de Abaetetuba e Barcarena.

Os indiciados utilizavam falsas informações na obtenção de vantagens indevidas. A operação teve início em 18 de outubro deste ano, em Barcarena, após a prisão em flagrante de uma mulher pela prática de corrupção ativa. A dupla investigada atuou por três anos no município causando prejuízos superiores a um milhão de reais ao erário público. Os homens ainda entraram em contato com uma terceira pessoa para o oferecimento de vantagens ilícitas.

O objetivo deles era o acesso às senhas do sistema de arrecadação municipal com o planejamento fraudulento de regularizar dívidas de pessoas físicas e empresas inadimplentes, além da redução ou isenção de tributos municipais, especialmente IPTU e ISS.

No decorrer das buscas, foram apreendidos aparelhos celulares, notebooks, documentos e outros dispositivos de mídias que servirão para as investigações.

Os dois homens, que trabalhavam na Secretaria de Receitas do Município de Barcarena,  foram conduzidos à unidade policial para os procedimentos cabíveis, onde se encontram à disposição do Poder Judiciário.