Pará

Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena abre inscrições

Comissão da Câmara aprovou projeto de lei que reserva aos indígenas 10% das vagas em todos os concursos públicos do País.
Comissão da Câmara aprovou projeto de lei que reserva aos indígenas 10% das vagas em todos os concursos públicos do País.

Com o objetivo de qualificar profissionais indígenas, o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), abrirá no próximo 30 de agosto até 20 de setembro, as inscrições para o processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional – Turma 2022.

De acordo com o edital, serão ofertadas 20 vagas voltadas para indígenas, com referendo da comunidade indígena de origem e de pertencimento, portadores de diploma de Licenciatura Plena. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas de forma on-line.

O processo de seleção ocorrerá em três fases, compostas pela análise da proposta de dissertação (eliminatória e classificatória), entrevista (eliminatória e classificatória), e por fim, a análise curricular (classificatória). A publicação do resultado final acontecerá no dia 25 de outubro.

De acordo com a professora Joelma Alencar, coordenadora do PPGEEI, o programa
tem como objetivo garantir o desenvolvimento da formação superior dos povos nativos. “A Uepa, por meio deste processo seletivo, exerce a sua função social, de atendimento a esta parcela da população que tem dificuldade na garantia dos seus direitos, dentre eles, o acesso à formação superior e continuada”, afirma a professora.

“O nosso curso prevê a qualificação dos profissionais indígenas, que pretendam prosseguir com a sua formação, garantindo a sua atuação técnica, científica e na docência em Educação Escolar Indígena, dando prosseguimento ao processo de formação docente que faz parte da política indigenista das instituições de ensino superior do Estado do Pará”, conclui Joelma.

O PPGEEI provém da parceria da Uepa, em associação com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O curso objetiva graduar profissionais, em nível de pós-graduação em Mestrado, professores e graduados indígenas, que tenham atuação na Educação Escolar Indígena. A intenção é dar prosseguimento aos processos de formação docente, iniciados pela Política Indigenista das Universidades Associadas do Estado do Pará. A Uepa busca ampliar propostas e ações de ensino intercultural nas áreas da educação básica e da educação superior.

Documentos necessários para inscrição:

No momento da inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos em arquivo no formato pdf:

1- Diploma de Curso de Licenciatura reconhecido por órgão oficial brasileiro;
2- Documento de Identificação Oficial;
3- CPF ou documento oficial que contenha o número do CPF;
4- Currículo do sistema Lattes, devidamente comprovado conforme o Anexo 6 deste Edital;
5- Declaração digitada e/ou manuscrita de pertencimento a sua comunidade indígena, emitida e assinada por Cacique ou liderança indígena reconhecida pelo povo indígena que pertence candidato;
6- Proposta de Dissertação, de no máximo 10 (dez) laudas, considerando o modelo do anexo 3 do edital;