Pará

Gestores de Segurança Pública do Pará fazem intercâmbio com a polícia de Dubai

Eles conheceram estratégias que servirão para a montagem do plano de ações de Segurança para a COP 30, em Belém
Eles conheceram estratégias que servirão para a montagem do plano de ações de Segurança para a COP 30, em Belém

Gestores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) fizeram, um intercâmbio com a força policial de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde acontece a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28). Eles trocaram conhecimentos que servirão para auxiliar na construção do projeto de segurança para a COP 30, que ocorrerá no mês de novembro de 2025 em Belém, capital do Pará.

Em reuniões com o Comando da Polícia de Dubai, os gestores receberam informações sobre o método de planejamento, a forma de atuação e conheceram o Centro de Comando e Controle da Polícia de Dubai, construído especialmente para a área onde está sendo realizado o evento.

“O intercâmbio de informações com a polícia de Dubai permite conhecermos metodologias diferentes. Mesmo Belém e Dubai tendo realidades distintas, com algumas mudanças, elas podem ser aplicadas e contribuir para uma ação mais eficiente do Sistema Integrado Estadual de Segurança Pública (SIEDS) em grandes eventos de natureza internacional, como a COP”, informou Luciano de Oliveira, secretário adjunto de gestão operacional da Segup.

Durante a visita, a Comissão se atentou ao uso massivo de tecnologia aplicada a segurança pública. A forma de atuação integrada com a polícia da ONU, na chamada Zona Azul, e os cuidados de controle na “Zona Verde”, além da série de detalhes que devem ser cuidados em um evento desta envergadura.

No retorno ao Pará, a Comissão reunirá com gestores e compartilhará as informações adquiridas. “Iremos nos debruçar e trabalhar na montagem do plano de atuação do SIEDS na COP, integrado com as forças federais de segurança”, finalizou Luciano de Oliveira.