Notícias

Xochimilco, um passeio divertido e assustador no México

O colorido das traineiras é um espetáculo à parte. Foto: Divulgação
O colorido das traineiras é um espetáculo à parte. Foto: Divulgação

Quem gosta de viajar para lugares coloridos, animados e cheios de vida não pode deixar de conhecer a Cidade do México. A coluna já relatou em outras ocasiões sobre lugares para visitar por lá, como um shopping onde a atração é um restaurante ambientado como a Vila do Chaves (Chanfle Y Recontrachanfle), mas dessa vez vamos te apresentar outro ponto turístico imperdível para colocar no roteiro, o distrito de Xochimilco.

Xochimilco é um distrito da Cidade do México. Foto: Divulgação

Repleto de canais, Xochimilco é considerada a Veneza mexicana e tem como principal atração o passeio de traineira. São inúmeras opções, cada uma com um nome diferente, que pode até ser personalizado e que te leva a navegar entre os canais do lago ao som dos mariachis, músicos tradicionais do país.

Mariachis encantam com músicas clássicas mexicanas. Foto: Divulgação

O passeio é divertidíssimo com os mariachis que cobram por música e dão um verdadeiro show com canções clássicas do México – peça pra ouvir Cielito Lindo. As embarcações também são abordadas por toda sorte de vendedores que oferecem fotos e outras lembranças da visita ao local, além de comidas e bebidas. Não deixe de experimentar a ‘michelada’, receita que faz um mix de cerveja, suco de limão, molho inglês, molho de pimenta, chilli em pó e sal. Vale dizer que até casamentos são celebrados por lá.

As traineiras podem ser alugadas para o passeio por grupo e a dica é fazer a velha barganha brasileira para conseguir preços mais baixos. Além de poder observar os costumes locais, você poderá ver belas paisagens e um tratamento cordial dos nativos.

Xochimilco é um passeio verde, ideal para quem deseja observar áreas ecológicas protegidas, animais selvagens e um encontro silencioso com a natureza. Um dos pontos opcionais de parada é a Ilha das Bonecas. Localizada dentro da zona ecológica, proporciona conhecer uma lenda local aterrorizante com cenário assustador.

A Ilha das Bonecas e seu cenário aterrorizante. Foto: Divulgação

Uma menina teria morrido afogada na ilha artificial e o antigo dono do terreno, já falecido, teria espalhado diversas bonecas pela área, penduradas, algumas sem cabeça, para afastar maus espíritos. Com o passar do tempo, essas bonecas adquiriram aspecto de filme de terror e realmente contrastam com o ambiente festivo do restante do passeio. O distrito fica distante cerca de 20km do centro da Cidade do México e é acessível inclusive em veículos por aplicativo.


Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav