Concursos & Empregos

CIEE: vagas de estágio devem ter aumento de 15% no Pará

Descubra as oportunidades de estágio remunerado no Brasil. Instituto Euvaldo Lodi (IEL) oferece 732 vagas em diversas áreas.
Descubra as oportunidades de estágio remunerado no Brasil. Instituto Euvaldo Lodi (IEL) oferece 732 vagas em diversas áreas.

Pryscila Soares

De dezembro deste ano a março de 2024 devem ser abertas um total de 70,5 mil vagas de estágio no país, de acordo com uma projeção feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na plataforma on-line da entidade, os estudantes têm acesso a diversos serviços gratuitos como cadastro de currículo, busca de vagas de estágio e aprendizagem, orientação profissional, cursos on-line e outros.

Este ano, o Pará abriu 6.193 vagas de estágio. E a projeção para o próximo ano é de crescimento de 15% no número de vagas. Os cursos de administração, marketing e direito são os que demandam o maior número de vagas no estado, conforme informou Patricia Testai, gerente Nacional de Operações do CIEE.

Ao longo de 2023, o CIEE recebeu mais de 1 milhão de cadastros de estudantes de todo o Brasil. Mais de 50% das vagas de estágio foram preenchidas no estado de São Paulo; 29% no Nordeste; 11% no Distrito Federal e Centro-Oeste e 8,4% na região Norte. A cidade de São Paulo lidera este ranking com o maior número de vagas, seguidas de Salvador, Maceió, São José dos Campos e Brasília.

Os dados foram apresentados durante uma entrevista coletiva com o Balanço CIEE 2023 e as perspectivas para 2024, com transmissão pelo Youtube. O encontro on-line ocorreu na manhã de ontem (28), reunindo jornalistas de várias regiões do Brasil. O evento contou com a participação de Humberto Casagrande, CEO do CIEE; Marcelo Gallo, superintendente executivo do CIEE; Patricia Testai, gerente Nacional de Operações do CIEE e Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE.

SAZONAIS

De acordo com a diretoria do CIEE, os estudantes precisam ficar atentos para a abertura das chamadas vagas sazonais, neste período de final de ano. É quando as empresas encerram contratos e, por esse motivo, surgem vagas de estágios nos mais variados segmentos. Contudo, o CEO do CIEE, Humberto Casagrande, orienta que os candidatos tenham atenção no momento do preenchimento do cadastro, uma vez que cadastros incompletos ou erros podem dificultar a seleção do candidato para aquela vaga.

“É um período característico e interessante para vaga de estágio porque muitas empresas têm término de contrato e, dentro dessas características, apesar de ser conhecido como férias escolares, é muito propício para quem procura estágio”, disse. “É interessante que o estudante acompanhe e mantenha o cadastro atualizado no CIEE e faça cursos gratuitos na plataforma, onde temos mais de 90 cursos”, destaca o CEO.

IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também oferta vagas de estágio por meio da plataforma on-line. Este ano, o IEL preencheu mais de 3 mil vagas no estado, o que representou um aumento considerável de vagas ofertadas e a expectativa é de que esse ritmo seja mantido em 2024, de acordo com Luana Menezes, supervisora de Contratos e Convênios do IEL Pará.

“As expectativas para o próximo ano são as melhores, para que possamos proporcionar mais oportunidades e experiências aos estudantes. As áreas que mais devem contratar são administração, ciências contábeis, direito, áreas de tecnologia da informação, pedagogia, engenharia de modo geral, ensino médio. A área administrativa, é devido à grande necessidade das empresas e as áreas de engenharia, porque as indústrias do estado estão em constante crescimento e consequentemente contratam mais pessoas”, pontua.

Na região metropolitana, Castanhal é uma cidade que ganhou destaque devido a crescente contratação de estagiários. Pelo instituto, a média de idade dos estagiários é de 25 anos, porém, a idade varia entre 16 anos e 58 anos. “Para alguns o estágio é a primeira oportunidade para o mercado de trabalho, para outros é uma recolocação. O estágio é muito importante para ambos, porque é uma oportunidade de vivenciar na prática atividades vinculadas à área de formação, fortalecimento do networking, desenvolvimento de competências e habilidades”.