Bola

Do Laion para o Leão: Papellin chega e reforços devem ser anunciados

Em comunicado divulgado pelo clube, o executivo de futebol Sérgio Papellin explicou como vem sendo o processo de busca por reforços para 2025.
Em comunicado divulgado pelo clube, o executivo de futebol Sérgio Papellin explicou como vem sendo o processo de busca por reforços para 2025.. Foto: Samara Miranda/Remo

Tylon Maués

Desde ontem em Belém, Sérgio Papellin será apresentado oficialmente hoje de manhã, no Baenão, como novo executivo de futebol do Clube do Remo, em entrevista coletiva agendada para às 10h30. Anunciado na última quinta, dia 23, o ex-executivo do Fortaleza-CE iniciou os trabalhos de montagem do elenco mesmo antes de assumir oficialmente. A expectativa é que alguns nomes de jogadores contratados para 2024 sejam anunciados durante a entrevista coletiva.

O cearense Sérgio Papellin chamou atenção da torcida azulina quando aceitou o convite do Leão Azul, já que ele teve papel importante no processo de reestruturação do Tricolor do Pici, que saiu da Série C para se firmar na Série A, sendo o atual vice-campeão da Copa Sul-Americana. Em 2022 a equipe nordestina chegou às oitavas de final da Copa Libertadores. Papellin chegou a receber a proposta de ter um cargo em uma possível SAF (Sociedade Anônima do Futebol) no Fortaleza.

Mesmo com toda a comodidade de prosseguir em sua terra natal e em um clube de primeira divisão, Papellin relatou uma série de motivos que o levou a aceitar o convite. “Estou muito feliz com esse desafio novo aqui. Eu passei sete anos no Fortaleza e, graças a Deus, conseguimos conquistar tudo que era possível para um clube do tamanho do Fortaleza. Foram conquistas que realmente vão ficar marcadas para sempre na minha carreira, na minha vida. Mas, é um desafio novo aqui no Remo e eu tenho certeza que nós vamos conseguir atingir o que nós pretendemos”, disse o executivo na semana passada, em pronunciamento dado tão logo teve o nome confirmado pelo Remo.

O executivo forma ao lado do presidente Antônio Carlos Teixeira e do técnico Ricardo Catalá o trio que, desde a semana passada, vem traçando o planejamento azulino para 2024, cujo objetivo principal é o acesso à Série B. Além do Campeonato Brasileiro, o Leão Azul disputará o Parazão, a Copa Verde e a Copa do Brasil.

Veterano Camilo pode ser uma das novidades

A apresentação de Papellin logo mais tem gerado a expectativa do anúncio dos primeiros reforços, já que o Remo está sem elenco e terá que contratar um grupo inteiro. Além dos garotos da base, os atletas que têm contrato são o volante Paulinho Curuá e o meia-atacante Ronald, ambos com vínculo até o final de 2024. O goleiro Vinícius fica sem contrato ao fim do campeonato Paraense e sua permanência é incerta. Assim como não é certo que o atacante Pedro Vítor ficará no Baenão quando estiver recuperado de uma cirurgia.

Durante toda a terça-feira tem se falado que pelo menos dois jogadores já teriam pré-contrato, justamente dois que chegariam para serem, em teoria, titulares absolutos para a próxima temporada. O primeiro deles é o meia Camilo, de 37 anos e que Ricardo Catalá tentou trazer ainda este ano. Os dois foram campeões da Série C de 2022 com o Mirassol-SP. Na penúltima rodada da Série B o jogador anunciou que estava de saída do Leão da Alta em busca de novos desafios. O meio-campista também acumula passagens por Internacional-SP, Ponte Preta-SP e Botafogo-RJ, quando chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Os rumores de sua vinda ao Baenão aumentaram ainda mais ontem, quando Camilo passou a seguir o perfil do Leão em uma rede social.

O outro jogador que já teria assinado com o Leão Azul é o centroavante Salatiel, de 31 anos, que foi vice-campeão da Série C de 2020 pelo Remo, sendo lembrado pela torcida como um dos heróis na conquista pelo acesso à Segunda Divisão, em especial por ter feito um gol decisivo em um clássico Re-Pa. O atacante fica sem contrato com o Botafogo-SP no dia 30 deste mês e não deve renovar com o clube de Ribeirão Preto (SP).