O caminhoneiro Edvaldo Coelho Silva faz a travessia por balsa na região de Taboca, em São Félix do Xingu, na região do Xingu, pelo menos uma vez por mês, nos últimos anos. Ele aguarda com entusiasmo a construção da ponte para transportar suas mercadorias com mais facilidade. “Vai melhorar bastante, só essa demora da balsa atrasa bastante a viagem, com a finalização da ponte, a gente vai poder atravessar direto”, afirmou o trabalhador.
A obra de construção da ponte sobre o rio Fresco já ultrapassa 70% do cronograma dos serviços de construção. O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), trabalha atualmente na execução das travessas e na execução do cavalete central, peça em balanço, que é a principal estrutura da obra.
Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, toda a fundação, blocos e pilares estão 100% concluídos. Na parte pré-moldada da obra, todas as vigas já estão concluídas e as pré-lajes finalizadas. “Com esse ritmo das obras a ponte sobre o rio Fresco deve ser entregue até junho de 2024”.
A ponte sobre o rio Fresco interliga a PA-279 à sede do município de São Félix do Xingu e ao distrito de Taboca, região do município com um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil. O operário Luís Antônio Gomes trabalha na obra. Ele destaca que além de garantir uma renda extra para ele, a obra é a realização de um sonho. “Vai beneficiar a população e desenvolver o município, e ser um belíssimo cartão postal no nosso Estado. Somos gratos ao governo do Estado”, disse o trabalhador.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu.
Mais sobre a ponte: a estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão, contendo 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura.
O projeto atende às normas de engenharias civil e naval para garantir a segurança das embarcações que navegam sob as pontes. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública 100% LED.